Flamenco em destaque na agenda cultural de Lagos para setembro

Os sons do Flamenco voltam, em setembro, a ecoar no Centro Cultural de Lagos. Entre os dias 12 e 14, […]

Os sons do Flamenco voltam, em setembro, a ecoar no Centro Cultural de Lagos. Entre os dias 12 e 14, o mais antigo Festival de Flamenco que se realiza em Portugal, e um dos grandes destaques da programação anual em Lagos, celebra a sua 12ª edição com três espetáculos.

Aliás, ao longo do mês de setembro, a programação cultural em Lagos será marcada pela música, pela dança e pelo teatro, bem como pelas artes plásticas e ciência.

Segundo a Ibérica Eventos & Espetáculos, que organiza o Festival de Flamenco, as três formas de ver e sentir o flamenco – o cante, o toque e o baile – fundem-se e tornam-se espetáculo, “um espetáculo de vanguarda, fantasia e ilusão flamenca, sons orquestrados sob o ritmo e a pureza do flamenco”.

Puro y Jondo, Luz de Luna e Latido Flamenco são os três quadros flamencos previstos para estes dias.

Também no Centro Cultural, e para o dia 6, às 21h30, está agendada a comédia “Agarra que é Milionário”, espetáculo a cargo da Aplaude Sucesso, e que conta com a participação de artistas muito conhecidos do grande público como Tó Zé Martinho, Carlos Areia, Patrícia Candoso, Marta Fernandes, entre outros, ao qual se segue uma homenagem à música portuguesa.

Para os dias 7 e 28, a Academia de Música de Lagos tem previstos dois grandes concertos. O primeiro – Concerto de Jovens Solistas de Cordas e Música de Câmara – está inserido no IV Curso de Cordas da Academia, e promete apresentar vários grupos de Música de Câmara dominados pelos instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola d’arco, violoncelo e contrabaixo) e um programa influenciado pela música clássica e romântica alemã e francesa dos séculos XVIII e XIX.

No dia 28 será apresentado ao público o Concerto para Dois Pianos e Orquestra, de Bernardo Sassetti, OCDA. Trata-se de um concerto comemorativo do Dia Mundial da Música que se centrará na homenagem a um dos grandes compositores portugueses dos últimos 50 anos: Bernardo Sassetti.

A obra Concerto para Dois Pianos e Orquestra, peça encomendada pela Academia de Música de Lagos será, nesta data, interpretada pelos pianistas Armando Mota e João Rosa, e pela Orquestra Clássica da Academia.

Ainda no CCL haverá sessões de cinema gratuitas todas as quartas-Feiras, às 21h30 (dias 04, 11, 18 e 25), integradas no ciclo “À Flor da Pele”.

Também neste equipamento cultural, mas já na área das artes plásticas, podem ser visitadas as exposições, de entrada livre, ali patentes durante o mês: a Exposição “Calçada”, do Grupo de Artistas Algarve Artists Network e a exposição Imargem Lagos 2013 (Artistas Plásticos de Almada).

Nos Antigos Paços do Concelho estará patente, de 9 de setembro a 4 de outubro, uma exposição de pintura de Sónia Reis, enquanto que no Posto Municipal de Exposições é apresentada durante todo o mês a exposição de artesanato “Elementos Mistos”.

Durante o mês, muitas são as atividades que o Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) oferece aos mais e menos jovens. Aqui, a Ciência e a Tecnologia cruzam-se de modo divertido e educativo num local repleto de atividades para visitantes de todas as idades.

Destaque para a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), assinalada a 27 de setembro, para a qual está já prevista uma observação astronómica, entre outras iniciativas.

Saiba mais e conheça todas as atividades do Centro em www.lagos.cienciaviva.pt .

Comentários

pub