Seminário ibérico avalia soluções para revitalizar património conserveiro

Vila Real de Santo António associa-se ao I Seminário Ibérico «Património Industrial Conserveiro e da Salga», que decorre entre os […]

Vila Real de Santo António associa-se ao I Seminário Ibérico «Património Industrial Conserveiro e da Salga», que decorre entre os dias 15 e 19 de julho nos municípios de VRSA e Ayamonte.

A iniciativa enquadra-se no projeto «Fronteiras», uma atividade bianual de cooperação transfronteiriça que tem o objetivo de analisar as realidades comuns às margens do Rio Guadiana, desde sempre uma via de comunicação entre as populações.

O seminário é organizado pelo gabinete de arquitetura BSO e pelo departamento de Cultura da Universidade de Huelva e conta com um espaço de investigação e workshops, além de encontros e palestras, promovendo desta forma o intercâmbio entre Portugal e Espanha.

O projeto enquadra-se igualmente na programação da «Eurocidade do Guadiana» e tem como meta idelizar e desenvolver propostas que definam uma estratégia de futuro, nos dois lados da fronteira, para os edificios que albergavam as antigas infraestruturas conserveiras, preservando a sua memória histórica.

A par do seminário, a «Casa Grande», em Ayamonte, acolhe a I Exposição da Indústria da Conserva e Salga do Guadiana, patente até 31 de julho, entre as 9h00 e as 14h00 e as 18h00 e as 22h00.

Os interessados em participar no curso podem inscrever-se até ao dia 10 de julho no sítio www.fronteiras.eu ou em www.uhu.es/cursos.

Comentários

pub