PCP quer ver aumentados níveis de financiamento do CCMar da Universidade

O Grupo parlamentar do PCP questionou o Governo sobre os cortes de financiamento a que o Centro de Ciências do […]

O Grupo parlamentar do PCP questionou o Governo sobre os cortes de financiamento a que o Centro de Ciências do Mar (CCMar), associado à Universidade do Algarve, foi sujeito desde 2011, «apesar de este Centro ter obtido a classificação de excelente nas sucessivas avaliações levadas a cabo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia», responsável pela atribuição de verbas para investigação.

O PCP quer saber «se o Governo está disponível para rever o financiamento do CCMAR para 2013 e 2014, repondo-o ao nível de 2011 e criando, desse modo, as condições para que esta unidade de investigação possa continuar a desenvolver uma atividade de investigação e formação de excelência».

«Com o novo modelo de financiamento, o CCMar passou a receber apenas 50 mil euros para despesas correntes, ou seja, cerca de um décimo da verba atribuída até 2011 para esse fim.

Este nível de financiamento, manifestamente insuficiente, coloca o CCMar numa situação muito difícil, comprometendo a sua capacidade para desenvolver as atividades de investigação e de formação», consideraram os comunistas numa nota de imprensa.

Até 2011, o modelo de financiamento utilizado era plurianual, «o qual, em função dos resultados de uma avaliação periódica, determinava o volume de financiamento de base a atribuir aos laboratórios associados e às unidades de I&D».

«No âmbito deste modelo de financiamento, o CCMar contratou vários investigadores e técnicos, recebendo anualmente uma verba para pagamento dos salários deste investigadores e técnicos, além de uma verba da ordem de 450 mil euros para despesas correntes», recordaram os parlamentares do PCP.

Comentários

pub