AcousticRobots’13 estuda a poluição acústica dos Oceanos

A Universidade do Algarve organizou uma campanha marinha de experimentação científica, denominada AcouticRobot’13, para demonstrar a utilização de veículos robotizados […]

A Universidade do Algarve organizou uma campanha marinha de experimentação científica, denominada AcouticRobot’13, para demonstrar a utilização de veículos robotizados na medição e predição da poluição acústica em regiões de grande tráfego marítimo.

A iniciativa, que decorreu em maio, ao largo de Sesimbra, na zona do canhão de Setúbal, teve ainda a participação do Centro de Investigação Tecnológico do Algarve (CINTAL), da empresa Marsensing Lda., da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), do Instituto de Engenharia e Sistemas de Computação do Porto (INESC TEC) e do Centro de Investigação Naval (CINAV) da Marinha Portuguesa.

A campanha utilizou um veleiro da Marinha Portuguesa, um planador subaquático SOLCUM, operado pelo INESC TEC, o veleiro Robot FASt, produzido e operado pela FEUP, e diversos dispositivos de telemetria acústica.

O AcouticRobot’13 decorreu no âmbito dos projetos Robonoise (financiado pelo QREN) e COGNAT (financiado pela FCT) que pretendem estudar a utilização de dispositivos acústicos instalados em robôs submarinos para monitorizar a poluição acústica dos oceanos.

Além disso, esses dispositivos podem ser usados para localizar fontes sonoras, comunicar de baixo de água, realizar operações de tomografia acústica e estudar o fundo dos oceanos.

O resultado deste trabalho pode ser visualizado em http://youtu.be/rDkRjbzJGj0.

 

 

Comentários

pub