Via Algarviana lança vídeo promocional e promete muitas novidades até final do ano

A Via Algarviana é mais do que um percurso pedestre estruturado e sinalizado na serra algarvia, é também as pessoas […]

A Via Algarviana é mais do que um percurso pedestre estruturado e sinalizado na serra algarvia, é também as pessoas que vivem nos territórios, os pequenos negócios que ali existem e o património e cultura das populações do interior. E é precisamente isso que o novo vídeo promocional desta via que atravessa o Algarve, do Guadiana a Sagres, pretende demonstrar.

A nova ferramenta de promoção da Via Algarviana foi apresentada esta sexta-feira pela Almargem, em Loulé e é apenas uma amostra dos materiais que a associação algarvia vai lançar até final do ano, no âmbito da candidatura «Via Algarviana II – Ecoturismo no Interior do Algarve», co-financiada pela União Europeia.

Segundo revelou ao Sul Informação a gestora do projeto Via Algarviana II Anabela Santos, o vídeo estará disponível a partir de meados da próxima semana no Youtube e no Gmail e será também usado pelo Turismo do Algarve nas suas ações promocionais da região.

«A grande diferença para o anterior vídeo promocional, além de ser mais apelativo e atual, é que tentámos transmitir tudo aquilo que a Via Algarviana é. Ou seja, que é mais do que um percurso pedestre, são também as pessoas que ali vivem, os alojamentos. Nenhum dos testemunhos é fictício. Também quisemos focar o património e a paisagem, claro», revelou.

Existem versões do vídeo em português e inglês e foram feitos dois filmes, um mais longo «com mais de cinco minutos, que será usado em feiras» e outro com «pouco mais de dois minutos», aquele que será colocado nos sites de partilha para chegar ao público em geral.

Esta é apenas «a primeira apresentação de muitas», já que «até final do ano haverá novidades».A Almargem está a «finalizar tudo» o que tem a ver com esta candidatura e Anabela Santos destaca dois produtos, muito solicitados.

Desde logo, nova edição impressa do Guia da Via Algarviana, já que a primeira «esgotou há muito» e, apesar de existir em formato PDF, para muita gente «não é a mesma coisa». «Vamos reeditar o guia e já irá incluir as 12 novas rotas, os cinco percursos de ligação» e informação sobre novidades que surgiram nesta segunda fase do projeto, disse.

Outra novidade é a criação de um Passaporte da Via Algarviana, um documento gratuito que os visitantes poderão carimbar cada vez que completarem um troço, «semelhante ao que existe nos Caminhos de Santiago de Compostela».

«Ainda não sabemos que prémio daremos a quem o completar. De qualquer forma, o Passaporte tem uma carga essencialmente simbólica», referiu a gestora do projeto.

Também está na calha o lançamento de novos folhetos informativos, «com uma imagem mais atual», bem como a elaboração e material promocional mais vocacionado para feiras.

O projeto Via Algarviana II tem um orçamento total de 1,4 milhões de euros, dos quais 980 mil euros são garantidos por fundos comunitários, ao abrigo do PO Algarve 21. A comparticipação nacional é garantida pela associação Almargem, pela Entidade Regional e Turismo do Algarve, pela Associação turismo do Algarve e pelas autarquias da região.

Comentários

pub