Farol da Ponta da Piedade apresenta ao público “Um Século de História”

Todas as quartas-feiras do mês de julho os visitantes terão a oportunidade de conhecer o Farol da Ponta da Piedade […]

Todas as quartas-feiras do mês de julho os visitantes terão a oportunidade de conhecer o Farol da Ponta da Piedade e a sua história ao longo dos últimos 100 anos, numa exposição foto documental que relata a “vida” deste verdadeiro ex-líbris do município de Lagos.

“Farol da Ponta da Piedade – Um Século de História” é uma exposição foto documental produzida pela Câmara de Lagos, e que será exibida em conjunto com outros documentos e objetos expostos pela Direção de Faróis da Marinha Portuguesa.

A inauguração terá lugar no dia 1 de julho, ficando patente ao público durante esse mês, no período de abertura do Farol, todas as quartas-feiras (dias 3, 10, 17, 24 e 31 de julho) das 14h30 às 17h00. A entrada é gratuita.

“No dia 1 de julho de 1913 principiaria a funcionar o farol, que constava de uma torre de secção quadrada, em alvenaria, com cunhais de cantaria, tendo dos lados Leste e Oeste anexos de um piso, que constituíam as habitações dos faroleiros. A torre tinha 9 metros de altura e o aparelho iluminante era de 4ª ordem, de rotação, mostrando grupos de cinco clarões brancos de dez em dez segundos, calculando-se o seu alcance luminoso em aproximadamente 20 milhas, em estado médio de transparência atmosférica. (…)
Em 1956 foi adquirido novo aparelho de incandescência elétrica com passagem automática a gás acetileno. Atualmente funciona exclusivamente a eletricidade, estando automatizado. Com a característica luminosa de relâmpagos simples de cor branca e período de 7 segundos, tem um alcance de 20 milhas náuticas”.

Comentários

pub