Deputados do PSD pedem ao Governo que invista 25 milhões no Porto de Portimão

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve querem que o Governo invista nos Portos do Algarve, elegendo como prioritária uma […]

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve querem que o Governo invista nos Portos do Algarve, elegendo como prioritária uma aposta no valor de 25 milhões de euros no Porto de Portimão, «destinado a desenvolver um potencial no turismo de cruzeiro, que pode atingir a breve trecho os 250 mil passageiros anuais».

«Recomendações» que constam de um Projeto de Resolução, cuja base é o pedido para que sejam reatados «investimentos cruciais no sector portuário do Algarve». «É identificada ainda a conveniência da aquisição de um rebocador próprio o qual pode servir toda a região do Algarve e ainda apoiar a investigação marítima da Universidade do Algarve», lê-se na proposta dos social-democratas, ainda no que concerne a Portimão.

A priorização do investimento em Portimão é feita «em coerência com o que já defenderam há alguns meses atrás» os quatro parlamentares que impulsionaram esta proposta, Mendes Bota, Elsa Cordeiro, Cristóvão Norte e Carlos Silva e Sousa.

«Esta prioridade não deve fazer esquecer que em muitas outras infraestruturas portuárias da região algarvia se fazem sentir investimentos não previstos no Plano Estratégico de Transportes 2011-2015», acrescentou o Grupo Parlamentar do PSD numa nota de imprensa.

A falta de condições no Porto Comercial de Faro e em diversos Portos de Pesca da região, em especial o de Olhão, tem vindo a ser apontada por diversos setores, com os representantes dos trabalhadores dos portos e associações ligadas ao setor das Pescas à cabeça. A questão também já foi levada ao Parlamento várias vezes.

O processo de desmantelação do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e da transferência das suas competências para duas entidades distintas foi uma das justificações oficiais dadas para a situação, bem como a crise financeira.

Outra questão que tem sido levantada, que também irá estar em discussão esta semana na Assembleia da República, na sequência de uma proposta apresentada pelo PCP, é a da criação de uma Administração dos Portos do Algarve.

«A necessidade de clarificar as competências na gestão dos Portos do Algarve é outra das recomendações contempladas no Projecto de Resolução do PSD, o qual será apresentado por Mendes Bota no debate parlamentar do próximo dia 6 de Junho», revelaram os parlamentares do PSD, apesar de não revelarem qual o modelo que gostariam de ver adotado. No Projeto de Resolução que apresentaram, os deputados social-democratas pedem ao Governo «que desenvolva uma política de organização das áreas portuárias que promova a eficácia».

Comentários

pub