Algarve discute o Turismo no horizonte 2014-2020 com regiões europeias

Um debate com Regiões Europeias, que, tal como o Algarve, apresentam forte especialização no setor turístico, vai ter lugar na […]

Um debate com Regiões Europeias, que, tal como o Algarve, apresentam forte especialização no setor turístico, vai ter lugar na CCDR Algarve, em Faro, na tarde do próximo dia 4 de julho.

O evento ocorre no âmbito da preparação do próximo período de programação 2014-2020, e visa discutir a abordagem da região ao desenvolvimento futuro dos seus setores, no contexto dos desafios colocados pelas orientações estratégicas do Crescimento Inteligente (RIS3).

Este encontro contará com as presenças do secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes, do gestor do PO Algarve 21 David Santos, e com um vasto leque de parceiros e especialistas de diferentes regiões Europeias, que irão contribuir para a discussão da temática, entre os quais Philip Cooke, da Universidade de Cardiff, consultor da DG REGIO para o governo português em Crescimento Inteligente (RIS3).

A estratégia de Especialização Inteligente impõe a definição de um Plano Regional de Inovação, centrado nos resultados e na transferência de conhecimento para o mercado, reforçando a capacidade de captura de valor a partir dos recursos endógenos e de afirmação da notoriedade e competitividade da Região em termos internacionais, criando por esta via, postos de trabalho sustentáveis no tempo, e cada vez mais qualificados.

«O Algarve, como principal região turística do país, com uma concentração da sua economia em torno do cluster do Turismo e do Lazer, tem, nesta matéria, que encontrar a capacidade adequada de forçar a relação e as interações da cadeia de valor dos setores tradicionais com a sua principal atividade, o Turismo», salienta a CCDR em nota de imprensa.

O workshop do dia 4 centra-se nos mecanismos de formalização da relação entre o Turismo e os restantes setores e nos caminhos seguidos por regiões com o mesmo tipo de concertação setorial.

Na ocasião, serão apresentados projetos internacionais, nomeadamente na área das TIC, que irão contribuir para a discussão da temática.

Mais informação sobre a Plataforma RIS3 está disponível em http://s3platform.jrc.ec.europa.eu/home.

Inscrições e programa em www.ccdr-alg.pt.

 

PROGRAMA:

14:00 – 14:30 – Registo

PARTE I: Sessão Plenária – Turismo e Especialização Inteligente
14:30 -15:30

-Boas Vindas ao Algarve, David Santos – Presidente da CCDR Algarve
-O Algarve e o Turismo no horizonte 2014-2020, Desidério Silva – Presidente do Turismo do Algarve
-Romper com os “lock-in” regionais: Como diversificar as indústrias dominantes, Professor Philip Cooke – Universidade de Cardiff e consultor para o governo Português em RIS3

15:30 – 16:45

Painel de discussão: Turismo enquanto prioridade RIS3
Intervenções dos representantes do sector, autoridades regionais e investigadores, seguida de debate

-Patrizia Minardi, Autoridade de Gestão do Programa Operacional FEDER da região de Basilicata, Itália
-João Romão (Universidade do Algarve e VU Universidade de Amesterdão)
-Vitor Neto (Presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve)
-Zeljko Trezner (Presidente da Associação Croata de Agentes de Viagem, membro da European Travel Agents’ and Tour Operators’ Association )

16:45 – 17:00
Coffee break

17:00 – 18:00
As TICs para um turismo inovador
Exemplos de projetos de diferentes Regiões Europeias

-Miguel Piñol (TurisTEC, http://www.turistec.org/)
-María Gracia Benítez (Project ROUTE 2.0, http://www.route-20.eu/)
-Representante do projeto DANTE (http://danteproject.eu/) (a confirmar)

18:00 – 18:20
A abordagem de Portugal ao Turismo, Adolfo Mesquita Nunes – Secretário de Estado do Turismo

 

Comentários

pub