Recital de poesia de Manuel Freire abre Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz

A 17ª Feira do Livro vai ser inaugurada no sábado, dia 4 de maio, às 17h, em Reguengos de Monsaraz. […]

A 17ª Feira do Livro vai ser inaugurada no sábado, dia 4 de maio, às 17h, em Reguengos de Monsaraz. Milhares de livros de 25 editoras poderão ser adquiridos pelo público neste evento organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz que decorre até ao dia 12 de maio na Praça da Liberdade.

O programa da Feira do Livro integra às 17h30 um desfile da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz. Às 21h30 haverá um recital de poesia com Manuel Freire, cantor que musicou o poema de António Gedeão, “Pedra Filosofal”.

No domingo, pelas 17h30, Ana Paula Amendoeira, presidente da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios, vai apresentar o livro “Jogo de Janelas”, de Francisco Ceia.

Nesta obra, algo de novo face ao percurso de músico e de ator de Francisco Ceia, o autor, qual peregrino da vida e do mundo, constrói uma narrativa feita de muitas histórias e entrelaça e entretece a literatura com a poesia, num vocabulário rico, pleno de ironia, de burlesco e de humor de fino recorte, relatando histórias de verdade adocicadas de ficção literária.

Na segunda-feira, dia 6 de maio, às 10h, a Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz terá contadores de estórias. De segunda a sexta-feira, sempre às 18h, atuarão as várias classes do Conservatório Regional do Alto Alentejo.

Na terça-feira, às 10h e às 14h, haverá contadores de estórias, e às 21h30 será apresentado o livro de poesia “A Árvore”, pelo seu autor Bruno Rodrigues. Os poemas que compõem “A Árvore” transportam o leitor às temáticas favoritas de Bruno Rodrigues, como a água e a própria terra, ou elementos de infância e de uma juventude atenta, como a problemática da droga.

No dia 8 de maio, pelas 14h30, os alunos do 5º e 6º ano da Escola Básica nº1 de Reguengos de Monsaraz vão apresentar “Baile de Máscaras na Biblioteca”, dramatizações relacionadas com o património cultural (canções, diálogos, caretos e declamações), entrevistas a “escritores” e abordagem lúdica de obras estudadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Às 21h atua o Coro Infantil da Sociedade Artística Reguenguense.

Na quinta-feira de manhã, às 10h, haverá contadores de estórias, e à tarde, a partir das 16h, o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta apresenta o teatro de fantoches “Auto do Curandeiro”, do poeta popular António Aleixo.

Na sexta-feira, às 10h e às 14h, regressam os contadores de estórias, e a partir das 21h30 atua a Manifestum Brass Band. Nascida em finais de 2010, esta banda inspira-se no ambiente festivo do Mardi Gras de New Orleans (EUA) e apresenta uma fusão de estilos desde o Jazz de intervenção, música improvisada, Funk e Hip-Hop.

No sábado, dia 11 de maio, pelas 15h30, a Feira do Livro terá a atuação da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.

A partir das 18h, Maria do Carmo Palma vai apresentar o livro “Entremares”, de Rolando Palma, e às 21h30 haverá um concerto com a Escola de Música “O Sítio do Galhanas”. A fechar, no domingo, pelas 17h30, será apresentada a obra “Os Demónios de Álvaro Cobra”, de Carlos Campaniço.

A Feira do Livro terá duas exposições permanentes, nomeadamente “Taleigos de Leitura”, com trabalhos elaborados por alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz, e “O Mar na Cultura Portuguesa”, com trabalhos produzidos por alunos da Escola Básica n.º 1 de Reguengos de Monsaraz.

De segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, haverá oficinas de origami pelo Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz. Todos os dias, durante as tardes, as crianças poderão divertir-se nos insufláveis.

A Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz está aberta das 10h às 23h, exceto no dia 12 de maio que encerra às 20h.

Comentários

pub