PSP lança operação nacional de 24 horas contra a venda de álcool a menores

A venda de álcool a menores é o foco principal da operação nacional que a Polícia de Segurança Pública (PSP) […]

A venda de álcool a menores é o foco principal da operação nacional que a Polícia de Segurança Pública (PSP) está a promover, desde as 7h00 da manhã de hoje, dia 24 de Maio, com o envolvimento de todo o efetivo policial de todos os Comandos.

Esta operação nacional vai durar 24 horas e denomina-se «Portugal é Segurança»

Em nota de imprensa, a PSP revela que os objetivos desta operação são «contribuir para a vertente preventiva e de sensibilização que decorre da aplicação do Diploma legal respeitante ao regime de disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e abertos ao público (DL n.º 50/2013) que entrou em vigor no passado dia 01 de Maio».

Assim, através das Equipas de Proximidade da Escola Segura, a PSP vai estar nas proximidades dos estabelecimentos de ensino, para «dar conta das alterações com ações de sensibilização para os alunos com idades iguais ou superiores a 14 anos».

A polícia revela que dará «especial ênfase aos estabelecimentos de restauração e bebidas nas proximidades das escolas para sensibilizar os proprietários para esta nova abordagem legal e as necessidades de adotar novos procedimentos».

Haverá também um reforço das ações de sensibilização nas escolas e que, no ano letivo passado, foram cerca de 7.000 e destas perto de 700 dedicadas exclusivamente aos riscos do consumo precoce de álcool (aumento de 40% face ao ano anterior);

Por outro lado, a PSP estará, durante o dia, muito visível nos centros históricos/comerciais, nos transportes públicos e nos interfaces de passageiros (rodoviário, ferroviário, metro e fluvial).

Durante a noite, avançarão ações de prevenção e fiscalização nos acessos às zonas urbanas sensíveis de todo o País, onde estarão envolvidas diferentes valências da PSP, nomeadamente as Equipas do Departamento de Armas e Explosivos, Equipas do Departamento de Segurança Privada, contando ainda com o apoio de equipas do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

No período da madrugada, a atenção das autoridades, no âmbito desta operação, estará concentrada nas áreas de diversão noturna.

Aí serão promovidas operações de fiscalização aos estabelecimentos, bem como operações stop para prevenção da sinistralidade rodoviária, com especial enfoque no consumo de bebidas alcoólicas.

A PSP pede «a todos os cidadãos a maior compreensão possível para alguns atrasos motivados por ações inspetivas que resultam da implementação desta Operação Nacional. Seremos tão breves quanto conseguirmos e contamos com o vosso apoio nesta Operação».

A PSP apela também a todos os condutores, «caso pretendam usufruir em pleno de noites de diversão, onde o álcool seja denominador comum, que deixem os seus automóveis nas residências e nos parques de estacionamento e optem por condutores 100% cool ou pela rede de transportes públicos».

Comentários

pub