Fotografia e arte sacra marcam 5º aniversário do Museu de Portimão

O 5.º aniversário do Museu de Portimão vai ser assinalado no dia 25 de maio, com a realização da 13ª […]

O 5.º aniversário do Museu de Portimão vai ser assinalado no dia 25 de maio, com a realização da 13ª Corrida Fotográfica de Portimão, a inauguração da exposição “Creio”, a apresentação da moeda romana “Áureus de Faustina” e um “Sábado em família” muito especial.

Considerado o mais importante certame do género a sul do Tejo, a Corrida Fotográfica de Portimão desafiará, entre as 10h00 e as 20h00, os concorrentes a captarem através das suas objetivas o espaço geográfico do município, num renovado e atualizado olhar pelos aspetos do seu património cultural e natural, suas gentes, atividades e vivências.

Outro destaque do programa de comemorações vai para a inauguração da exposição de arte sacra da Diocese do Algarve intitulada “Creio”, que resultou de uma parceria entre o Município de Portimão e a Paróquia da Matriz Portimão e que reúne pela primeira vez um conjunto de objetos com enorme valor artístico e religioso, estando a cerimónia de inauguração marcada para as 15h00, na qual tomará a palavra o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.

A mostra apresenta cerca de 50 valiosas peças de arte de diversas paróquias algarvias, abrangendo um período de 500 anos, entre óleos sobre madeira e tela, peças em ouro, prata e marfim, barro policromado, mármore, madeiras estofadas e policromadas, veludo e sedas bordadas, com origens tão remotas como a Índia, o Japão, a Jordânia ou a Pérsia.

Esta exibição, que ficará patente no Museu de Portimão até 15 de setembro, é promovida com o objetivo de assinalar o Ano da Fé e o Jubileu dos 25 anos da ordenação episcopal de D. Manuel Madureira Dias, Bispo Emérito do Algarve.

Num momento carregado de simbolismo, está marcado para as 17h00 o regresso a Portimão da moeda romana “Aureus de Faustina”, que do fundo do rio Arade será apresentada pela própria Faustina, mulher do poderoso imperador Marco Aurélio.

Também neste dia, das 15h00 às 17h30, os pequenos participantes no Sábado em Família Especial vão ter a ajuda de uma conserveira, um personagem pré-histórico e uma arqueóloga, e farão parte ativa da festa, soprando as velas do bolo de aniversário.

Ainda integrando as comemorações do 5º aniversário, o Museu de Portimão assinala a 18 de maio o Dia internacional dos Museus e abre gratuitamente as portas ao público entre as 10h00 e as 18h00.

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu em 2010 o prémio “Museu Conselho da Europa” e no ano seguinte o o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”, tendo também sido distinguido com o prémio “Turismo de Portugal” em 2009 e com uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia.

Comentários

pub