Exposição “Copacabana – Panoramas do Rio” abre em Tavira no Dia Internacional dos Museus

A exposição “Copacabana – Panoramas do Rio” abre a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, às 19h00, no Museu […]

A exposição “Copacabana – Panoramas do Rio” abre a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, às 19h00, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, inserida na programação do Ano Brasil Portugal.

Patente até dia 15 de setembro, esta exposição conta a história da transformação da cidade imperial novecentista, ainda de hábitos provincianos, na grande e cosmopolita “cidade maravilhosa” do século XX, o Rio de Janeiro, ícone de todo o Brasil.

Com uma abordagem geográfica, urbana e humana, a “Copacabana” apresenta imagens de grandes fotógrafos internacionais como Marc Ferraz, Marcel Gautherot, Thomas Farkas e José Medeiros, testemunhos da Baía da Guanabara e do Pão de Açúcar, quando ainda não eram ponto de encontro da população, um diorama no álbum Avenida Central, o ambiente da “belle époque” carioca e uma videoinstalação sobre as vivências de Copacabana.

A exposição exibe, também, um raro conjunto de litografias aguareladas do século XIX, acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Como homenagem a Portugal e a Tavira, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro cede, simbólica e temporariamente, à cidade o “borrão de alçado da planta de Tavira do século XVIII da autoria de José Sande Vasconcelos, figura das matemáticas e da engenharia oitocentista, que concebeu o Quartel da Atalaia e faleceu em Tavira (1808).

“Copacabana – Panoramas do Rio”, com curadoria de Cláudia Fares, é apoiada pela Funarte/Governo do Brasil, pela representação diplomática e pela Câmara Municipal de Tavira.

Comentários

pub