Vila Real de Santo António assinala 25 de Abril com fórum de debate, exposições e provas desportivas

Vila Real de Santo António celebra o 39º aniversário do 25 de Abril com um vasto programa que inclui uma […]

Vila Real de Santo António celebra o 39º aniversário do 25 de Abril com um vasto programa que inclui uma sessão solene, um fórum de debate, provas desportivas e música.

Um dos pontos altos das comemorações será o fórum «Refundar a República», uma iniciativa lançada pela autarquia de VRSA e que conta com a participação de um painel de reconhecidos convidados que irão apresentar um conjunto de contributos para ultrapassar o atual momento de crise e refundar a República. O evento tem lugar na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, às 16h00, com entrada livre.

No dia 25, as celebrações começam com o habitual hastear da bandeira e distribuição de cravos nas freguesias de Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António e Monte Gordo.

Às 10h30 tem início a sessão solene comemorativa do 39º aniversário do Dia da Liberdade, no Centro Cultural António Aleixo, durante a qual será assinado um protocolo de colaboração e entregues diplomas de reconhecimento cultural.

O dia será igualmente dedicado ao desporto: às 10h00 terá início um Passeio de Abril de bicicleta, organizado em parceria com a Associação BTT Baixo Guadiana, Roda Activa e Núcleo Sportinguista de VRSA.

Às 11h45, também na Praça Marquês de Pombal, dá-se início às Corridas de Atletismo, enquanto às 15h00, em Monte Gordo, há Futebol Feminino, no Campo do Beira Mar.

À tarde, os mais novos são os convidados do ateliê «Pinturas de Abril», a partir das 14h30. À mesma hora, começam os torneios de Xadrez e Damas, integrados no programa «Embaralhas-me».

Às 15 horas será apresentado, na Praça Marquês de Pombal, o II Festival Internacional de Dança de Vila Real de Santo António «Arte sem Fronteiras», que terá lugar nos dias 26 e 27 de abril, no Centro Cultural António Aleixo. O cartaz inclui diversas companhias profissionais nas áreas da dança moderna, hip-hop e ballet clássico e conta com a presença da companhia de dança da Ucrânia «Chas Pick».

A programação do dia 25 de Abril encerra com o espetáculo musical «Vila Real canta Abril», no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA. Já em Monte Gordo, o grupo «Duo Reflexo» toca na marginal, depois das 22 horas.

 

Exposições e desfile de confrarias completam programação

Também até ao dia 30 de abril estará patente, no Arquivo Histórico Municipal de VRSA, a exposição «Zero Figura sobre o 25 de Abril». A mostra integra trabalhos de jovens dos 16 concelhos do Algarve que prestam homenagem, com a sua arte, às imagens e aos símbolos da liberdade associados ao 25 de Abril.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h45. A entrada é gratuita.

As celebrações do 25 de Abril incluem ainda um Desfile de Confrarias, Enófilos e Gastrónomos do Algarve, que terá lugar no dia 28, às 11h00, na Praça Marquês de Pombal. No mesmo dia, às 12h00, o Centro Cultural António Aleixo recebe a cerimónia de Entronização da Confraria do Atum.

As celebrações do 39º aniversário do 25 de Abril são uma organização conjunta da Câmara Municipal de VRSA e das Juntas de Freguesia de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela.

Comentários

pub