PS exige conhecer estudos prévios e Plano Estratégico do Centro Hospitalar do Algarve

O PS exige conhecer os estudos prévios e o Plano Estratégico do Centro Hospitalar do Algarve, lamentando a exclusão da […]

O PS exige conhecer os estudos prévios e o Plano Estratégico do Centro Hospitalar do Algarve, lamentando a exclusão da região e dos profissionais de saúde deste processo.

Em comunicado assinado por António Eusébio, presidente do PS/Algarve, os socialistas recordam que a recente aprovação em Conselho de Ministros do Centro Hospitalar do Algarve, e a sua futura implementação, «determinarão um forte impacto na reestruturação e acessibilidade aos cuidados de Saúde nos Hospitais do Algarve, causando apreensão entre as populações e profissionais de saúde».

Por isso, segundo o PS, «deveriam ter sido precedidos por uma ampla divulgação e discussão dos estudos que determinaram a sua constituição, junto dos diversos intervenientes, populações e seus representantes municipais e profissionais de saúde».

O PS/Algarve defende, no comunicado a que o Sul Informação teve acesso, que a decisão de constituir o Centro Hospitalar do Algarve tem «um impacto muito significativo na reestruturação e acessibilidade dos cuidados de saúde hospitalares na região, pelo que deve ser uma decisão tecnicamente sustentada e enquadrar-se no âmbito de uma estratégia regional para a saúde».

Os socialistas exigem, nesse sentido, a divulgação dos documentos que serviram de «suporte à decisão, para que os diversos interessados, populações e profissionais, possam analisar e avaliar o que preside à constituição do Centro Hospitalar do Algarve».

«As medidas desta dimensão num setor com a relevância da Saúde exigem um planeamento estratégico cuidado que adeque os recursos existentes à realidade regional e local, e respetivas necessidades, não sendo aceitável em nome de uma qualquer redução de custos pôr em causa o acesso das populações aos cuidados de saúde», acrescenta António Eusébio.

O PS defende também que «uma gestão mais eficiente da rede hospitalar do Algarve deve ter sempre em conta a reestruturação hospitalar nacional em curso, devendo sempre permitir o crescimento de recursos humanos e de camas hospitalares de que o Algarve é deficitário, e a futura construção do novo Hospital do Algarve».

«As simples manifestações de intenções, como as recentemente  expressas pelos responsáveis regionais pela área da saúde nos órgãos de comunicação social, não passam disso mesmo, intenções, e com a agravante de, neste caso, serem discordantes entre si», acrescenta.

O PS Algarve termina o seu comunicado afirmando que irá manter-se «atento» e que «acompanhará de perto a situação do sector da Saúde na Região, opondo-se à redução continuada na oferta de serviços de saúde que se tem vindo a verificar na região nos últimos meses, e na completa ausência de rumo para a saúde na região».

Comentários

pub