Gabriel o Pensador é o nome grande da Semana Académica, mas palmas vão para Quim Barreiros

Há Gabriel, o Pensador, Pete tha Zouk, «Tara Perdida», «Mastik Soul», «Blasted Mechanism», «Orelha Negra», Richie Campbell, o novo projeto […]

Há Gabriel, o Pensador, Pete tha Zouk, «Tara Perdida», «Mastik Soul», «Blasted Mechanism», «Orelha Negra», Richie Campbell, o novo projeto de Carlos “Pacman” Nobre «Os Dias de Raiva», mas o maior aplauso da tarde foi mesmo para Quim Barreiros.

O cartaz da 28ª Semana Académica da Universidade do Algarve foi apresentado esta terça-feira e volta a ser marcado pela contenção financeira.

A festa dos universitários algarvios vai decorrer de 2 a 11 de maio no Complexo Desportivo da Penha, em Faro, e o «País das Maravilhas» será instalado exatamente no mesmo local do ano passado. A festa começa a 2 de maio, no Largo da Sé, em Faro, com a tradicional Monumental Serenata e só na sexta, dia 3 de maio, segue para o recinto do «País das Maravilhas».

Ali, a festa começa com algarvios. Primeiro Ricardo Sousa, que apesar de não ser natural da região reside há muito no Algarve e até é investigador da UAlg e depois os farenses «Melomeno-rítmica» são as bandas que estarão em palco. Seguem-se os DJ «Daniel D», «Oscar L» e o DJ «Chus».

Seguindo a lógica de outros anos, além de sexta, também sábado é dia de aposta forte em DJ. No sábado dia 4 de maio atuarão «Dirty», «Orelha Negra», banda de “Fred”, um dos padrinhos do evento e os «Blasted Mechanism». Na mesa de mistura estarão primeiro «DJ Mike Fuentes» e logo depois «Mastik Sound».

Domingo, dia 5 de maio, começa com a banda vencedora do concurso de bandas do Sotavento e segue com «Mopho» e os emblemáticos algarvios «Iris». Na segunda, é a vez da banda que vencedora do concurso no Barlavento mostrar o que vale, seguida de «Ivete Mangalho e as Rolinhas» e Mónica Sintra.

Na terça-feira sobe ao palco Fábio Lagarto e «a pedido de muitos estudantes», como frisou a presidente da AAUAlg Filipa Braz da Silva, Quim Barreiros. A enorme ovação que o nome recebeu na sala cheia de estudantes da UAlg não deixa dúvida de que o ícone da música popular portuguesa será recebido com entusiasmo em Faro.

Na quarta-feira o registo muda bastante, com a banda «Contra-corrente» a abrir o palco, seguido de «Os Dias de Raiva», um dos projetos onde Carlos Nobre (Carlão/Pacman), dos «Da Weasel», o outro padrinho da 28ª SA da UAlg  está atualmente envolvido, juntamente com “Fred” dos «Orelha Negra». O cabeça de cartaz neste dia são os «Tara Perdida».

Quinta-feira, dia 9, como é habitual, o palco pertence às Tunas Académicas e estudantes da universidade não pagam bilhete.

No dia 10, sexta-feira, há nomes sonantes, tanto no palco, como na mesa de mistura. A festa começa com Frankie Chavez e com «HMB», seguindo-se o bem conhecido artista brasileiro «Gabriel, o Pensador». Nos DJ, depois da atuação das DJ Joana Best e Marta Ruby será a vez do olhanense Pete tha Zouk mostrar os dotes, que o têm levado a correr mundo e a atuar nos melhores clubes.

A festa acaba no sábado, dia 11 de maio, com as atuações de «Macacos do Chinês» e «Richie Campbell» e dos DJ «Rite» e «Christian F.»

Gastar menos dinheiro, tentando manter a qualidade

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) reduziu a verba disponível para realizar o seu maior evento anual em 70 mil euros, em relação ao ano passado, fixando orçamento da festa em 510 mil euros. Comparando com a  SA de 2011, a diminuição é ainda mais drástica, já que nesse ano o orçamento ascendeu aos «900 mil euros».

«Já tínhamos avisado que este ano seria uma Semana Académica contida, que iríamos ter muita atenção com o preço das bandas», ilustrou Filipa Silva. Cortes que não foram feitos «na qualidade no cartaz, mas através do poder negocial», já que, em tempos de crise, há maior margem para baixar as despesas, ilustrou, por seu lado, o tesoureiro da AAUAlg Nelson Sobreiro.

No que toca à manutenção da qualidade, ambos os padrinhos do evento parecem concordar que ela foi conseguida. “Carlão” até aproveitou para o expressar de maneira curiosa. «Porque é que cortou as rastas?», perguntou um dos alunos presentes. «Porque é que cortei as rastas?… acho que o programa está muito bem montado (risos generalizados) e uma SA que vai de «Os Dias de Raiva» a Quim Barreiros está de parabéns», disse.

Já “Fred”, dos «Orelha Negra», lembrou que esta será a terceira vez que a sua banda vem à festa dos universitários algarvios, apesar de não terem «o hábito de tocar em Queimas das Fitas», e que da primeira vez «foi no palco pequeno [Palco Rua]». «Estamos a preparar uma coisa especial para apresentar aqui», prometeu.

Na Semana Académica há muito mais que música

Como é hábito, há mais do que concertos durante a Semana Académica, a começar pela Benção das Pastas que justifica o evento, mas também sugestões de outra natureza.

O grupo de teatro universitário Sin-cera vai reacender uma velha tradição da academia algarvia e fazer a estreia da peça «Cidade Autoada» no recinto. Também será exibido um filme feito por alunos do curso de Artes Visuais, que prepararam «uma experiência» que será uma surpresa.

Os mais novos e os mais experientes voltam a ter oportunidade de conhecer melhor a festa dos universitários e de se juntar a ela, durante a tarde, nas iniciativas Faro Júnior e Faro Sénior. Também estão previstas visitas empresariais.

Para colocar os estudantes a mexer haverá ainda «uma mega aula de zumba» e, como para estar em forma não basta fazer exercício, também é necessário comer bem, haverá um workshop de alimentação.

Comentários

pub