Dias de Abril celebram a liberdade em São Brás de Alportel

O município de São Brás de Alportel associa-se às comemorações da Revolução de 25 de Abril através de um programa […]

O município de São Brás de Alportel associa-se às comemorações da Revolução de 25 de Abril através de um programa de atividades e eventos “Dias de Abril”, criado especialmente para celebrar as conquistas da revolução dos cravos.

O tributo ao eterno defensor da liberdade e “semeador de sonhos” Zeca Afonso, por Afonso Dias, no concerto “Maio, Maduro Maio” dá início a este programa na quarta-feira à noite, 24, véspera da revolução.

A voz da liberdade abre as portas do Cineteatro São Brás, pelas 21h30, num espetáculo gratuito, composto por poesias e canções de homenagem a este impulsionador da revolução que ficou na história de Portugal.

Juntam-se a Afonso Dias, para cantar a eterna “Grândola Vila Morena” os jovens estudantes das escolas do concelho, o Grupo Coral da Universidade Sénior e o Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Veredas da Memória”

No dia 25, Dia da Liberdade, o dia começa bem cedo, pelas 10h00, na Cerimónia de Hastear da Bandeira, junto aos Paços do Município, com a participação musical da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

O Grupo Desportivo e Cultural de Machados cumpre a tradição em campo, no jogo de futebol entre solteiros e casados, pelas 10h00, seguida de um almoço convívio que assinala ano após ano a Revolução de 25 de abril.

À tarde, pelas 17h00, sobe ao palco do Cineteatro São Brás o espetáculo “Lembrar Abril”, com a participação do grupo de música tradicional Veredas da Memória e o Grupo Coral da Universidade Sénior de São Brás de Alportel.

No final do dia, o bar/galeria Zem Arte convida a uma sessão de Contos da Liberdade, com a participação especial de Piratas de Alejandria. Integrada no Festival de Narração Oral “Contos da Liberdade”, esta sessão tem início pelas 22h00 e é dedicada a “Histórias d’ Ultramar”. Uma iniciativa da ARCA, Associação Recreativa e Cultural do Algarve e Piratas de Alejandria, que em São Brás contou nesta edição com a parceria do  bar/galeria Zem Arte e do Grupo “São Brás em Transição”.

Na mesma noite, o Restaurante “Sabores do Campo” acolhe mais uma Noite com Fado, desta feita, com a voz da fadista A Cremilde, acompanhada à viola e guitarra portuguesa por Nuno e Ricardo Martins.

O programa Dias de Abril é promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração de diversas entidades e associações locais.

Comentários

pub