Bispo do Algarve prossegue encontros com responsáveis dos Centros Sociais Paroquiais

D. Manuel Neto Quintas, bispo do Algarve, prosseguirá no próximo dia 24 de abril a ronda de encontros que tem […]

D. Manuel Neto Quintas, bispo do Algarve, prosseguirá no próximo dia 24 de abril a ronda de encontros que tem vindo a manter desde 2012 com os responsáveis pelos Centros Sociais Paroquiais do Algarve.

Desta feita, a reunião terá lugar no Centro Social Paroquial de Paderne, entre as 10h15 e as 16h30.

Este encontro procurará criar um espaço de debate e reflexão em torno das situações que resultam, sobretudo, da atual crise económica e social, como afirma D. Manuel Neto Quintas: «O objetivo destes encontros é a troca de informação e a formação. A abordagem destes temas e a partilha das nossas dificuldades e do modo como as superamos, bem como dos nossos projetos e anseios, ajudar-nos-ão a servir mais e melhor e, sobretudo, segundo a identidade própria de uma Instituição eclesial, que se inspira em Cristo e no Evangelho».

Aliás, na reunião anterior, que teve lugar em Outubro, em Santa Bárbara de Nexe, os participantes salientaram a crescente dificuldade manifestadas pelos encarregados de educação no que toca ao pagamento das despesas com os seus educandos, bem como constataram o aumento do abandono dos idosos, resultante, também, das dificuldades financeiras das famílias.

A estes problemas, comuns a todas estas instituições, soma-se o aumento da procura dos refeitórios/cantinas sociais.

Deste modo, o serviço em prol do outro, como preconiza a Doutrina Social da Igreja, será a principal temática desta reunião, prevendo o programa, precisamente, o aprofundamento do conhecimento da Doutrina Social da Igreja, com uma comunicação proferida pelo presidente da Caritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, intitulada “Ação e missão dos Centros Sociais Paroquiais à luz da Doutrina Social da Igreja”.

Prevista está, igualmente, uma comunicação que abordará os “Aspetos da lei no regular funcionamento dos Centros Sociais Paroquiais”, apresentada por Luís Galante.

A Diocese do Algarve recorda, em nota de imprensa, que «estas instituições assumem um papel de relevo na sociedade portuguesa e algarvia em particular».

Entre Lares, Centros de Dia, Apoio Domiciliário, Creches, Pré-escolar, ATL, Refeitórios Sociais e Cantinas Sociais, os Centros Sociais Paroquiais prestam apoio a mais de 2.200 utentes e empregam aproximadamente 480 pessoas.

Comentários

pub