Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira vai ter horário especial de verão

A Câmara de Albufeira já aprovou os horários de verão do Museu Municipal de Arqueologia, que no ano passado recebeu […]

A Câmara de Albufeira já aprovou os horários de verão do Museu Municipal de Arqueologia, que no ano passado recebeu 5. 730 visitantes, dos quais 4. 518 são estrangeiros.

O Museu localiza-se no núcleo antigo da cidade, numa zona de grande afluência turística.

Por isso, o Município prepara-se para implementar novos horários de abertura ao público, a vigorar nos meses de julho e agosto, período em que «as visitas ao Museu sobem significativamente».

No entanto, a experiência de anos anteriores levou a que a autarquia optasse por reduzir o período noturno, que este ano só irá funcionar às quintas e sextas-feiras (das 14h00 às 22h00).

Nos restantes dias da semana, mantém-se o horário normal, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, com encerramento dos serviços à segunda-feira.

As únicas exceções acontecem aquando da realização de eventos especiais, como a comemoração da Noite dos Museus, Festival Al’Buhera e Feriado Municipal.

Dos 5. 730 visitantes recebidos no ano passado, 2.782 são pagantes (49%) e os restantes 2. 948 são visitas gratuitas, sendo que a maior concentração de entradas pagas ocorreu durante os meses de abril a setembro.

Por faixa etária, a maior frequência situa-se no escalão 26-65 anos, o que representa um total de 3.114 visitantes.

A Câmara salienta que «o novo horário tem por objetivo adequar o funcionamento do equipamento de acordo com os picos de afluência, aumentar o número de visitantes e diversificar os públicos».

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira abriu portas ao público em agosto de 2009. Localizado no núcleo antigo da cidade, na Praça da República, o equipamento está instalado no edifício onde antes funcionava os Paços do Concelho.

Comentários

pub