José Pedro Gomes e Rui Mendes “reinam” em março no TEMPO

O grande destaque na programação de março do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai para o dia 16 de […]

O grande destaque na programação de março do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai para o dia 16 de março, às 21h30, quando José Pedro Gomes e Rui Mendes subirem ao palco do Grande Auditório e apresentarem “Os Reis da Comédia”, peça de teatro encenada por Adriano Luz e baseada num texto de Neil Simon, um dos mais premiados dramaturgos contemporâneos.

A representação, com bilhetes a 15 euros, tem como tema o reencontro entre uma dupla de comediantes de televisão depois de 12 anos sem se falarem e que, frente a frente, desenterram memórias e reacendem quezílias, para desespero de quem os rodeia e muitas gargalhadas para o público.

Antes, é a vez dos mais novos se divertirem no TEMPO, pois a Oficina do Espetador apresenta nos dias 8 e 9 de março “O Bicho da Malha”, uma peça de teatro para crianças a partir dos cinco anos.

Rita Rodrigues conta as novas aventuras da D. Rosalina, uma senhora que trocou o campo pela cidade, e que, aos poucos, se vai adaptando à nova vida, fazendo novos amigos: no dia 8 serão apresentadas duas sessões para escolas, às 10h00 e às 14h30, e a 9 de março haverá uma sessão para famílias, às 16h00, na Black Box.

A entrada é gratuita para escolas e os bilhetes para a sessão das famílias custam 6 euros para os adultos e 4 euros para crianças até 12 anos.

Ainda a 8 de março, e para assinalar o Dia Internacional da Mulher, o TEMPO repõe a mostra fotográfica “Las Madres del Monte”, da autoria do fotógrafo argentino Julio Pantoja, inaugurando também um novo espaço expositivo no Café Concerto, que passa a acolher exposições a partir deste mês.

A exposição, que poderá ser visitada até ao dia 18 de maio, dá a conhecer um conjunto de mulheres que nos últimos anos têm lutado pelas suas terras contra a desflorestação irracional nas regiões do norte da Argentina, devido ao cultivo da soja transgénica.

À noite, pelas 21h30, e no âmbito do “Cinema às 6ªs”, será exibido no Pequeno Auditório o documentário “Women are heroes” do fotógrafo, artista plástico e cineasta francês JR, vencedor do Prémio TED 2011.

Este é um documentário sobre mulheres que vão resistindo a condições económicas muito adversas, em cenários do Brasil, Quénia, Índia e Cambodja, representando um testemunho das marcas que a dureza da vida inscreveu nos seus rostos. Os bilhetes custam 3 euros.

O “Cinema às 6ªs” traz também, no dia 15 de março às 21h30, a exibição de outra longa-metragem que granjeou o apreço da crítica: “Uma vida melhor” do francês Cédric Kahn, que valeu a Guillaume Canet o Prémio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Roma, e que conquistou também o prémio Especial do Júri e o Prémio Cineuropa no Lisbon and Estoril Film Festival.

A programação de março encerra a 22, com um concerto comemorativo do Dia Mundial da Água, no qual a Orquestra de Sopros do Algarve apresenta “Água – a Seiva da Terra”, poema sinfónico da autoria de Pedro Louzeiro que contará com a participação da soprano Margarida Marreiros, sob direção do maestro Carlos Ramalho. O concerto realiza-se às 21h30 e os bilhetes custam 6 euros.

Todos os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, que funciona de terça a sábado, das 10h00 às 19h00, e em dias de espetáculo das 10h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Comentários

pub