Roteiro Social de Tavira continua com visita a obras das casas afetadas pelos incêndios

A Câmara Municipal de Tavira continua o seu Roteiro Social, desta feita, na freguesia de Santa Catarina da Fonte do […]

A Câmara Municipal de Tavira continua o seu Roteiro Social, desta feita, na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo. A visita teve lugar, no dia 15 de fevereiro, e foi dedicada, em grande parte, aos trabalhos de recuperação do património habitacional destruído durante os incêndios de julho de 2012.

No sentido de minimizar as suas consequências junto da população, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) – Rosmaninho, e com base em projetos cedidos gratuitamente pela autarquia, iniciaram-se já as obras nos sítios de Água das Tábuas e do Carvalhal.

Ambas as intervenções foram adjudicadas a Nuno Miguel Brito, Engenharia Civil Unipessoal, Lda e têm um prazo de execução de nove meses.

A reconstrução da habitação no Carvalhal prevê um investimento de 44.188,52 euros e passa pela implementação de saneamento básico e criação de uma instalação sanitária completa.

Estão, igualmente, previstos trabalhos nos vãos e a abertura de ligações no interior das diversas áreas da casa. A obra contempla, ainda, o reforço estrutural das vergas, a reposição do guarnecimento dos vãos danificados, de coberturas, pavimentos e revestimentos.

Quanto à intervenção, em Águas de Tábuas, esta pressupõe um custo de 47.984,21 euros e implica a demolição e regularização dos topos das paredes, a substituição do reboco existente e dos pavimentos nos espaços habitáveis, o revestimento a azulejo das paredes da instalação sanitária e cozinha, a criação de uma cozinha, a colocação de portas e janelas, o tratamento do teto e a pintura das paredes interiores e exteriores.

A par destas obras, prevê-se a reconstrução de mais três habitações em Carvalhoso (empreitada em fase de adjudicação), Curral da Pedra e Casas Novas (em fase de procedimento para adjudicação das empreitadas).

A ação da Câmara Municipal de Tavira, relativamente à recuperação destas habitações, supera os danos provocados pelos incêndios, na medida em que é imperioso a melhoria das condições de habitabilidade dos proprietários.

No sentido de fomentar a inclusão social da população e apostar na reconstrução e equipamento dos alojamentos permanentes afetados por esta devastação, surgiu o CLDS- Rosmaninho, o qual tem um período de vigência de dois anos.

 

Roteiro Social também passou pelo Centro Intergeracional da Pegada

O Roteiro Social deste dia contou também com uma visita ao Centro Intergeracional da Pegada, o qual integra a creche “O Bambino” e o “Lar de Santa Marta”.

Este equipamento insere-se no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES II) que tem como objetivo consolidar e desenvolver a rede de instituições sociais, reforçando a proteção neste domínio.

Este centro está instalado numa parcela de terreno cedido pela Câmara Municipal de Tavira e possui uma área de construção de cerca 2.700 m2. O espaço tem capacidade para acolher 40 idosos e 66 crianças em cinco salas (dois berçários, uma sala dos 12 aos 24 meses e duas salas dos 24 aos 36 meses).

A visita integrou, ainda, uma passagem pelos fogos de habitação social, na freguesia de Santiago, assim como uma reunião com os seus beneficiários. O encontro teve como objetivo auscultar as necessidades sentidas e promover o diálogo em torno da melhoria contínua da qualidade de vida dos arrendatários.

A Câmara de Tavira afirma que «a área social ocupa um lugar cimeiro nas suas preocupações». «Existe todo um trabalho de campo efetuado pelos técnicos da autarquia, em parceria com outras entidades do concelho, que visa promover o bem-estar da população e a proteção daqueles que mais necessitam, apesar das diversas contrariedades impostas pela atual situação do país».

O executivo municipal, manifestando-se «atento às problemáticas sociais», procura atuar «no sentido de minimizar as consequências da crise e até mesmo de situações imprevistas», como foi o caso dos incêndios do ano passado que assolaram uma parte significativa do concelho.

Comentários

pub