PSP sensibiliza jovens das escolas de Faro sobre perigos das drogas compradas nas “smartshops”

A Esquadra da Polícia de Segurança Pública de Faro, através do programa «Escola Segura», vai promover ações de sensibilização em […]

A Esquadra da Polícia de Segurança Pública de Faro, através do programa «Escola Segura», vai promover ações de sensibilização em escolas sobre o consumo de substâncias psicoativas compradas nas chamadas Smartshops.

Estas sessões destinam-se às turmas do 9º e 10º ano e aos cursos profissionais de várias escolas do concelho de Faro.

O Comando Distrital da PSP explica, em comunicado que estes produtos, apesar de serem «considerados “legais”» e poderem ser comprados «livremente», «produzem efeitos semelhantes à cocaína, ecstasy, lsd ou cannabis».

No entanto, são «substâncias que estão na moda entre os adolescentes», podendo ser comprados em «smartshops ou pela internet, a preços que oscilam entre os 5 e os 40 euros».

«Charlie, DJ, Funky Monkey, Mojo, Hush são alguns dos nomes deste “cardápio”, vendidos em embalagens coloridas e muito sugestivas, etiquetados por vezes como fertilizantes ou incensos e que levam em alguns casos a estados de grande euforia e alucinação», acrescenta a polícia.

No entanto, «segundo informações recolhidas em reportagens sobre a matéria», estas substâncias são «altamente tóxicas e produzem efeitos nefastos no cérebro humano, com consequências imprevisíveis para quem as consome: psicoses, esquizofrenia, perturbações psiquiátricas e, nos casos mais graves, a morte», conclui a PSP.

Comentários

pub