Portimão promove percursos naturais para (re)descobrir belezas e segredos do concelho

Partir à descoberta da natureza é o convite que a Câmara Municipal de Portimão faz até junho próximo, propondo todos […]

Partir à descoberta da natureza é o convite que a Câmara Municipal de Portimão faz até junho próximo, propondo todos os meses um percurso natural pelo concelho, o primeiro dos quais já no próximo dia 23 de fevereiro, entre a Praia do Vau e a Ponta João d’Arens.

O itinerário permitirá descobrir a mais espetacular secção de costa rochosa do município, sendo praticamente efetuado no topo de arribas, proporcionando aos participantes observar fantásticas formações rochosas, entre leixões e algares que protegem pequenas praias, esculpidas e moldadas pela erosão da chuva, do mar e do vento.

Nesta zona existe uma flora tipicamente mediterrânica, onde se destacam a aroeira, a palmeira-anã, as plantas aromáticas, como os tomilhos e as cistáceas, sendo possível ouvir o som do mar e o canto das aves, como o corvo-marinho, as gaivotas, as gralhas-de-nuca-cinzenta, os carraceiros, as garças-brancas e muitos passeriformes, poisadas nos leixões ou voando junto à arriba.

O passeio terá uma duração aproximada de 2 horas e meia e será guiado pela equipa de biólogos da Câmara de Portimão, que levará os participantes a descobrirem alguns dos segredos naturais presentes ao longo deste percurso com cerca de 4 quilómetros.

As inscrições, limitadas a 25 pessoas, podem ser feitas até à véspera através do telefone 282 480 412 ou do email daes@cm-portimao.pt, devendo os participantes concentrar-se às 9h30 do dia do percurso junto à rampa de acesso à Praia do Vau.

Os próximos percursos naturais já se encontram agendados, seguindo-se a 23 de março a Ria de Alvor, enquanto a 13 de abril é proposto outro passeio entre a Praia do Vau e João d’Arens, sendo o Moinho da Rocha, que integra a Via Algarviana, a proposta para 11 de maio, enquanto as Dunas de Alvor serão o destino dos participantes a 8 de junho. Em todos os casos as inscrições estarão abertas uma semana antes.

Comentários

pub