Portal Social de Loulé vai colocar parceiros da rede social a falar entre si

A Câmara de Loulé lançou uma ferramenta que pretende ajudar as instituições que pertencem à sua rede social a fazer […]

A Câmara de Loulé lançou uma ferramenta que pretende ajudar as instituições que pertencem à sua rede social a fazer um trabalho melhor e mais completo. O Portal Social, apresentado esta sexta-feira durante as comemorações do Dia da Cidade de Loulé, vai permitir aos diferentes parceiros da rede saber todas as valências, serviços e informação dos seus congéneres.

«O Portal nasce da necessidade sentida pelo departamento de ação social da Câmara de Loulé de dotar a rede social de uma ferramenta de partilha de conhecimento e interação», revelou durante a apresentação do Portal a vereadora Maria Teresa Menalha.

Num concelho com a dimensão física e a população do de Loulé, há dezenas de Instituições Particulares de Solidariedade Social, no litoral, barrocal e serra. Em muitos casos, «há sobreposição de valências e serviços» e ausência de outros que seriam importantes para a população.

No fundo, trata-se de informar aqueles que compõem a rede sobre «quais os recursos existentes e de que forma podem interagir entre si». «Os membros da rede já vinham expressando a vontade de conhecer os demais parceiros», acrescentou Maria Teresa Menalha.

Na sexta-feira foi apresentada uma versão já funcional do portal, mas que ainda será aprimorada. Algo que irá acontecer até ao dia 19 de fevereiro, altura em que há uma reunião dos parceiros da rede social.

A autarquia vai aproveitar a ocasião para entregar às instituições o nome de utilizador e palavra passe para aceder ao Portal. A partir daí, espera-se que as entidades atualizem os seus dados e vão dando conta das suas atividades, para conhecimento de todos os parceiros.

Numa primeira fase, o portal só será aberto aos parceiros da rede e não ao público em geral, revelou Maria Teresa Menalha. Mas, garantiu, a «ideia é que, no futuro, possa ser aberta a toda a população».

«O mais importante aqui é realçar que estamos a trabalhar colocar as tecnologias ao serviço da comunidade. Nos últimos anos temos feito um grande investimento em material e na formação dos nossos técnicos», considerou, por seu lado, o presidente da Câmara de Loulé Seruca Emídio.

 

Ação social esteve em destaque nas comemorações dos 25 anos de Loulé enquanto cidade

 

À margem da sessão, Seruca Emídio lembrou, em conversa com o Sul Informação, que das quatro das iniciativas que a Câmara escolheu para assinalar os 25 anos de elevação de Loulé, duas tinham um forte cunho social.

Além do Portal, a autarquia inaugurou a Casa Municipal de Abrigo Temporário, no Bairro Municipal. As outras iniciativas incluídas no programa de comemorações foram a inauguração da recuperada Rua Dr. José Guerreiro, que liga o Terminal Rodoviário à rotunda de Salir e a assinatura de um protocolo com a Universidade do Algarve.

«Julgo que hoje as questões sociais são uma preocupação central para todas as autarquias. Todos nós estamos muito atentos», assegurou.

Numa altura de crise e tendo em conta que se celebravam as Bodas de Prata da cidade, «nada melhor do que, sem grandes investimentos financeiros, optarmos por selecionar dois projetos que têm a ver com o melhor funcionamento dos meios ao nosso dispor», para ajudar os outros, disse.

No caso da casa de Abrigo, trata-se de um espaço que acolherá munícipes que se vejam privados da sua habitação, nomeadamente no seguimento de catástrofes.

«Ainda ontem à noite houve um incêndio em Quarteira e as pessoas ficaram desalojadas. Também durante as cheias houve situações semelhantes. Em vez de as deslocar para pavilhões ou outras situações, tem ali uma casa com tudo o que é necessário», contou.

Comentários

pub