Município de Lagoa implementa plano de igualdade

O Município de Lagoa integrou o projeto ProIgual – Promoção de Planos de Igualdade na Administração Pública a convite da […]

O Município de Lagoa integrou o projeto ProIgual – Promoção de Planos de Igualdade na Administração Pública a convite da CEAL – Confederação dos Empresários do Algarve.

O projeto ProIgual enquadra-se nas prioridades de âmbito nacional e europeu no que respeita às responsabilidades de promoção da igualdade de género por parte dos organismos da Administração Pública Local, visa a promoção da igualdade de género nas autarquias através da implementação de um Plano para a Igualdade através da assessoria especializada nesta matéria pela empresa CH Consulting.

Depois de designada a Conselheira Local para a Igualdade, que integra o Conselho Local de Ação Social de Lagoa desde fevereiro de 2012, foi dada formação a uma equipa interna proveniente das várias áreas de atuação do Município, dotando-a de competências específicas para a promoção de políticas de igualdade de género e respetiva implementação.

Entre junho e dezembro do ano passado, teve lugar a fase de Diagnóstico, que foi alargando a participação aos vários setores da autarquia, envolvendo gradualmente vários colaboradores e colaboradoras internas, dando origem à elaboração do Plano de Ação para 2013.

Encontra-se agora na fase de implementação das medidas concretas para adoção de políticas de gestão internas que promovam a igualdade de género, para posteriormente procurar disseminá-las para a comunidade, nomeadamente junto dos agentes económicos e outros parceiros sociais, sensibilizando-os para a adoção de medidas promotoras da igualdade e que favoreçam a conciliação entre a vida familiar e profissional.

Inicialmente serão construídos um conjunto instrumentos que permitirão definir, pelos trabalhadores e trabalhadoras da Organização, a respetiva Missão, Visão e Valores da Câmara Municipal de Lagoa, o que dará origem à redação de um Código de Ética e de Conduta.

A partir destes documentos de base será readaptado um Manual do/a Colaborador/a, promovendo-se igualmente uma maior comunicação interna entre os diversos setores com a criação ferramentas de auscultação da satisfação/motivação individuais, complementada com ações de consolidação do trabalho em equipa, através de atividades lúdicas em espaços municipais alargando à participação das respetivas famílias.

Comentários

pub