Membros do Conselho Municipal de Juventude de Loulé já tomaram posse

A primeira reunião do Conselho Municipal de Juventude de Loulé decorreu a 8 de fevereiro, tendo como principais pontos da […]

A primeira reunião do Conselho Municipal de Juventude de Loulé decorreu a 8 de fevereiro, tendo como principais pontos da ordem do dia a tomada de posse dos seus representantes, a designação dos secretários do Conselho e a aprovação do regimento interno.

Nesta sessão dirigida pelo vereador da Autarquia com o pelouro da Juventude, Joaquim Guerreiro, na qualidade de presidente do Conselho, foram empossados os seguintes representantes: Márcio Rodrigues (Assembleia Municipal – PSD), Carlos Carmo (Assembleia Municipal – PS), Carlos Martins (Assembleia Municipal – BE), António José Farrajota (Assembleia Municipal – CDS/PP), Nuno Trindade (Associação Cultural de Boliqueime), Lucas Mora (Associação de Estudantes da Escola Secundária de Loulé), Ivo Adrião (Associação de Estudantes da Escola Secundária Drª Laura Ayres), Irina Martins (Juventude Social Democrata), Hélder Semedo (Juventude Socialista), Bruno Salvador (Juventude BE), António Freitas (Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 290), Ana Nogueira (Associação de Escoteiros de Portugal – Agrupamento 244) e Daniela Ribeiro (Associação de Guias de Portugal).

Na qualidade de observadores, estiveram presentes Élio Pelica (Casa da Cultura de Loulé), Felizardo Pinto (Associação Dinamika) e os chefes de Divisão com responsabilidades na Educação e Juventude, respetivamente, Edite Machado e Bruno Inácio.

Como secretários do Conselho Municipal de Juventude foram ainda nomeados Carlos Carmo e Ana Nogueira, enquanto Daniela Ribeiro foi nomeada como representante no Conselho Municipal de Educação.

Este Conselho é um órgão consultivo, composto por representantes das mais diversas forças vivas da comunidade, nomeadamente a Assembleia Municipal, associações de estudantes, organizações partidárias, políticas, sociais, cívicas e religiosas, assim como as coletividades culturais, desportivas e recreativas.

O seu objetivo é envolver todos os agentes dinâmicos da juventude do Município de Loulé e fazê-los tornar parte ativa na definição e na prossecução da política de juventude do Concelho.

Neste momento o presidente do Conselho sublinhou a importância da Juventude para “as mudanças locais e globais” e o papel marcante, não somente pela atuação social e política, mas também em temas importantes para o seu futuro”. “Os jovens de hoje têm mais oportunidades de educação, de cultura, de desporto, de integração, facilitando o entendimento dos seus direitos e dos seus deveres”, afirmou o vereador.

Relativamente à intervenção da Autarquia de Loulé na área da Juventude, Joaquim Guerreiro falou das “ações e programas que oferecem oportunidades e garantem direitos aos jovens, potenciando o acesso à educação, à saúde, à qualificação profissional, à cidadania, ao mercado de trabalho, ao desporto, ao lazer e à cultura”.

Quanto ao Conselho Municipal de Juventude, este responsável considerou esta “uma velha aspiração dos deputados municipais que, durante várias vezes, propuseram a sua criação”.

Apesar dos representantes deste órgão terem uma forte componente política, tanto dos partidos como das juventudes, o vereador referiu que existe “um longo trabalho para fazer” no que diz respeito à dinamização e adaptação do movimento associativo aos critérios do RNAJ (Registo Nacional de Associações Juvenis), o que está já a acontecer por exemplo com a Casa da Cultura de Loulé.

No que diz respeito às próximas atividades promovidas pelo executivo louletano, dirigidas aos jovens, Joaquim Guerreiro anunciou que no próximo dia 13 de março, está prevista uma reunião com o Instituto Português do Desporto e da Juventude e o movimento associativo do Concelho de Loulé, com o objetivo de se conhecer as políticas nacionais para a juventude e apresentar as vantagens (ou desvantagens) do RNAJ.

Para breve está também o lançamento do KRIA – Mostra de Jovens Criadores do Município de Loulé. Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar aos jovens a apresentação de criações de trabalhos inéditos, em particular na área da Cultura (Vídeo, Fotografia, Teatro e Literatura, entre outras).

Já no dia 24 de abril, está prevista a realização do X Jogo da Democracia de Loulé, iniciativa dirigida aos jovens estudantes das escolas do 3º ciclo e ensino secundário, que pretende essencialmente promover a cidadania.

Comentários

pub