“Delinquência Juvenil – A Integração na Sociedade” é tema de debate na tertúlia Teia D’Ideias

“Delinquência Juvenil – A Integração na Sociedade” é o tema do quarto episódio da segunda série do ciclo de debates […]

“Delinquência Juvenil – A Integração na Sociedade” é o tema do quarto episódio da segunda série do ciclo de debates Teia d’Ideias, que vai ter lugar esta quarta-feira, 9 de janeiro, às 21h00, numa tertúlia promovida pela Associação Teia D’Impulsos marcada para a Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Um excerto de um artigo de Pedro Moura Ferreira serve de mote ao debate: “A delinquência é vista como uma falta de controlo, uma demissão do mundo adulto das suas responsabilidades em relação à geração mais nova. A falta de acompanhamento e de supervisão ao longo do desenvolvimento infantil e juvenil justifica o aparecimento de comportamentos que muito se afastam daqueles que aos nossos olhos exprimem o conceito ideal de infância e de juventude. O aparente fracasso das estruturas de socialização convencionais e a eclosão de comportamentos desviantes justificam a intervenção de outras instituições de controlo social no processo educativo dos adolescentes e jovens.”

Com este ponto de partida, a Teia D’Impulsos desafia os participantes da tertúlia a refletirem acerca dos caminhos a ser tomados no sentido de prevenir a sua ocorrência, bem como quais as estratégias mais efetivas para assegurar a adequada socialização dos casos de delinquência.

Para discutir o tema, marcarão presença Isa Gomes (Direção Geral de Reinserção Social do Algarve), Ana Vicente (Comissão de Proteção das Crianças e Jovens de Portimão), Luís Barata (professor de currículos alternativos), Sílvia Vicente (Lar Bom Samaritano) e Sara Galis (Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Poeta António Aleixo), estando prevista ainda a presença de um representante da Polícia de Segurança Pública (Programa Escola Segura), enquanto a Teia D’Impulsos será representada por Francisca Neves, num painel moderado por Nuno Silva.

O debate, promovido pela Teia D’Impulsos- associação social, cultural e desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro, tem apoio do Restaurante Essência & Bom Gosto e da Delta na realização do coffee-break e está aberto a todos os interessados, sendo registado em formato áudio para posterior transmissão em diferido pela Rádio Costa D’Oiro, através do programa “Impulso”.

No intervalo da tertúlia, os interessados poderão adquirir o livro “Teia D’Ideias: Espaço de Cidadania”, que agrega as principais conclusões da primeira série deste ciclo de debates.

Para 13 de fevereiro, está agendado o quinto episódio da segunda edição da Teia d’Ideias, subordinado ao tema “Edifícios Devolutos de Portimão – O que fazer?”, podendo ser solicitadas informações complementares sobre esta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub