Monchique aprova Orçamento de 14,8 milhões, mais baixo mas mais realista

O Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2013 da Câmara de Monchique atingem cerca de 14,8 milhões de euros, […]

O Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2013 da Câmara de Monchique atingem cerca de 14,8 milhões de euros, o que representa uma redução de perto de 2,5 milhões em relação ao ano passado.

A aprovação já foi feita em Assembleia Municipal de Monchique, com oito votos favoráveis do PSD e 10 abstenções do PS, que assim viabilizou os documentos.

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, explica que o Orçamento e as GP «tiveram como pressuposto o momento particularmente difícil, de conjuntura económica recessiva, que todos atravessamos». «Esta diminuição significativa dos valores gerais de Orçamento é o cumprir do que afirmámos nas reuniões preparatórias dos documentos e, para nós, um aproximar do realismo orçamental que se exige nos tempos e nas condições sócio-económicas, legais e políticas do País», disse ainda.

«Tentámos efetuar uma proposta de Grandes Opções do Plano muito realista, incluindo os projetos co-financiados, não esquecendo o apoio à comunidade em tempos que se afiguram difíceis. Este documento espelha o reforço nas políticas que promovem uma maior coesão social e a diminuição das assimetrias existente no território, como são os casos da construção do Lar de Marmelete e do Centro de Dia de Alferce (em construção)», acrescentou o autarca social-democrata.

A Câmara de Monchique continuará ainda, segundo Rui André, a «dar visibilidade às ações previstas no Plano Gerontológico e teremos de centrar-nos na dinamização dos Bancos Locais de Voluntariado e de Ajudas Técnicas e no inicio de funcionamento da CPCJ, bem como reforçar o apoio aos jovens estudantes do concelho via Bolsas de Estudo e outros. Não poderemos descurar o investimento na Educação, nomeadamente o lançamento da recuperação do Centro Educativo Rural de Marmelete e manter todas as outras em condições para o seu eficaz funcionamento».

 

Turismo, ambiente e gastronomia são prioridades

 

A melhoria da qualidade ambiental é outra das apostas da autarquia serrana para 2013, através do grande investimento na área do Ambiente (em curso), mais de 4,7 milhões de euros. Serão ainda apresentados os critérios inerentes à Revisão do PDM de Monchique, ao mesmo tempo que chegará ao fim o programa Agenda 21.

No Turismo, está prevista a aposta «na diferenciação do produto Monchique, continuando a marcar a agenda do Turismo Gastronómico e, no âmbito do Turismo de Natureza», assim como será concluída a Ação Veredas de Monchique – Via Algarviana 2.

«Conseguindo o respetivo financiamento e aprovação, teremos ainda o tão ansiado Pavilhão Multiusos que será o nosso Parque de Feiras e Exposições», acrescenta o edil monchiquense.

Por outro lado, sublinha, «estamos em condições de promover a instalação da área de Acolhimento Empresarial de Monchique, e continuaremos a promover a eficiência energética, no caso presente da iluminação pública que, ainda se encontra em fase de experimentação/implementação em conjunto com a EDP e ainda na redução da despesa corrente em gastos com os edifícios municipais. De salientar ainda o esforço que mantemos no melhoramento da Eletrificação Rural».

2013 deverá também ser o ano em que vai finalmente avançar a instalação do Centro Interpretativo de Monchique na Fóia, assim como será dada continuidade aos eventos e feiras «que promovem os produtos locais, o apoio à economia local através de ações consertadas entre diversos sectores, nomeadamente ações junto do Comércio Local, a promoção da realização de diversos Seminários/palestras, o lançamento de brochuras e de documentos que pretendam divulgar os nossos produtos locais e a construção/beneficiação de charcas/barragens para apoio ao combate a incêndios florestais, quer para meios aéreos quer terrestres, e outras ações de prevenção no âmbito dos Fogos Florestais, tentando manter livre de grandes incêndios a nossa Floresta, sector essencial da economia local».

 

Proteção Civil continua no topo das preocupações

 

Associando esses aspetos à Proteção Civil, a Câmara Municipal prevê o apoio à prevenção e combate a incêndios florestais, o apoio aos Bombeiros Voluntários de Monchique, com a entrega de mais uma viatura de Combate a Incêndios Florestais, e assume ainda «o desafio de reinstalar a secção dos Bombeiros de Monchique em Marmelete com condições mais dignas».

Ainda neste capítulo, será promovido todo o processo para a construção do Centro de Recursos de Proteção Civil de Monchique, «uma vez que já temos os projetos que foram a Concurso concluídos. Pretende-se ainda manter os eventos culturais que temos executado, como é exemplo a realização da Semana da Juventude, Feira do Livro, Noites Culturais, entre outras».

O Orçamento e GOP preveem também «os desafios da organização e melhoramento dos acessos rodoviários como é o caso da construção de novo acesso a S.Roque que permitirá uma reorganização do fluxo de trânsito na vila sede de concelho».

Comentários

pub