Loulé promove conferência sobre “O futuro do nosso passado”

O Arquivo Municipal de Loulé recebe a 26 de janeiro, sábado, pelas 15h00, a conferência “O futuro do nosso passado […]

O Arquivo Municipal de Loulé recebe a 26 de janeiro, sábado, pelas 15h00, a conferência “O futuro do nosso passado – Breve reflexão sobre o património”, apresentada por Carlos Pinto.

O valor histórico, o simbólico e o identitário associado ao património edificado impulsionaram o estabelecimento de políticas de salvaguarda, proteção e preservação que o pensamento ocidental tem aprofundado desde o final do século XIX. Do reconhecimento do valor de monumento ao entendimento mais alargado que envolve o objeto singular, os conjuntos edificados e o tecido urbano de suporte, hoje, o conceito patrimonial, ultrapassa a barreira do tangível para incorporar também o reconhecimento dos valores imateriais que constroem a expressão e identidade de uma comunidade.

As quase três décadas de incentivo a um desenvolvimento urbano por expansão, com rentabilidades extraordinárias toleradas, afetaram os investimentos no tecido económico primário e secundário e tiveram uma responsabilidade direta na perda de competitividade das áreas históricas e no seu gradual abandono.

A realidade presente revela-nos um crescimento acelerado de imóveis devolutos, a redução do número de residentes e dos postos de trabalho e a consequente degradação física do edificado numa clara trajetória de perda de significado funcional por desadequação às atuais dinâmicas urbanas e que urge inverter.

A regeneração urbana das áreas históricas é possível e impõe-se hoje como uma necessidade que terá de ser assumida também como um desígnio comum. O processo é um desafio à capacidade dos atores públicos, privados e a comunidade se reinventarem e se comprometerem na implementação de uma estratégia que contribua para o assumir de um novo papel, permitindo que, salvaguardando-se os valores que legam, possibilite o seu contributo e relevância para o desenvolvimento e para a melhoria das condições de vida nas nossas cidades.

Carlos Delgado Pinto nasceu em Loulé, em 1977. É licenciado em Arquitetura (FAUTL, Lisboa, 2001), Pós-graduado em Gestão de Empresas (Nova BSE, Lisboa, 2012) e Mestre em Urbanística e Gestão do Território (IST UTL, Lisboa, 2007).

Teve experiência académica na École d’Architeture Paris-LaVilette, França (bolseiro ERASMUS, 2000) e University of Minnesota, USA (DCAUL- CALA, bolseiro FLAD, 2001)

Consultor para a Gestão do Património Estrangeiro no Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 2003.

Exerce a prática profissional de arquitetura, urbanismo e planeamento na empresa Inloki, Lda de que é seu sócio e gerente, estando envolvido na conceção e coordenação de projetos de intervenção e reabilitação patrimonial, novas edificações, espaço público e em instrumentos de gestão territorial. Foi premiado com a distinção do Instituto Nacional da Habitação e Reabilitação Urbana, Prémio IHRU 2010 Reabilitação de obra particular Menção Honrosa pelo seu projeto de reabilitação do imóvel Casa Dr. Barros Madeira em Loulé.

Leciona desde 2009 no Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, sendo docente responsável pelas unidades curriculares de Arquitetura e Planeamento Regional e Urbano na licenciatura de Engenharia Civil.

Comentários

pub