Escolas de Portimão representam Portugal em projeto europeu de preservação ambiental

Uma comitiva de professores e educadores de infância dos Agrupamentos de Escolas Júdice Fialho e Engº Nuno Mergulhão desloca-se, entre […]

Uma comitiva de professores e educadores de infância dos Agrupamentos de Escolas Júdice Fialho e Engº Nuno Mergulhão desloca-se, entre 22 e 27 de janeiro, à cidade inglesa de Bristol, para apresentar o trabalho desenvolvido pelas respetivas turmas no âmbito do Projeto Comenius, que decorre desde o ano passado até 2014 sob o tema “Voando sobre a Europa”.

A delegação integra um responsável da equipa de educação ambiental da Câmara de Portimão, que divulgará o trabalho desenvolvido no município em termos de proteção da natureza, centrando a sua apresentação na Ria de Alvor e na rica biodiversidade que carateriza esta zona húmida, com destaque para as espécies de aves migradoras que usam esta importante zona húmida ao longo do ano.

No âmbito do Projeto Comenius, com o lema “Voando sobre a Europa”, a escola EB1 com JI da Pedra Mourinha, por exemplo, escolheu como sua ave a garça-boieira. Nas férias do Natal, os jovens alunos e os seus pais e familiares foram desafiados a “construir” em casa as suas garças, que estão agora a ser apresentadas em exposição na escola (ver fotos).

Para o período 2012/2014, são objetivos específicos deste projeto Comenius, melhorar o conhecimento dos participantes sobre as aves e seu comportamento, reconhecendo habitats e meio envolvente, além de estudarem a sua migração através da Europa e pesquisarem as espécies em vias de extinção, para além de muitos outros aspetos relacionados com a preservação da natureza.

Este projeto pedagógico envolve escolas de Espanha, França, Bélgica, Itália, Lituânia, Bulgária Inglaterra, Turquia e Portugal, representado por aqueles dois agrupamentos escolares de Portimão, visando melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação ao nível de todos os intervenientes no ensino, desde o pré-escolar até ao final do segundo ciclo, ao mesmo tempo que incentiva a aprendizagem de línguas estrangeiras.

São também fatores considerados por este programa o desenvolvimento social e pessoal das crianças, bem como a sua sensibilização para a sustentabilidade e o impacto do homem no meio ambiente, sem esquecer que a participação no projeto estimulará as suas capacidades de comunicação e a tomada de consciência para a importância da cidadania europeia, entre outros benefícios.

Nesse contexto, técnicos do Ambiente da Câmara Municipal de Portimão e do Museu de Portimão estão a colaborar na iniciativa, visitando os jardins-de-infância e as EB1 da Pedra Mourinha e de Chão das Donas, pertencentes ao Agrupamento Júdice Fialho, onde dinamizam jogos ambientais e apresentam o filme “Há vida na ria”, realizado pelos participantes das férias da Páscoa na Oficina Educativa do Museu.

 

Comentários

pub