Cozinha molecular, briófitos e líquenes marcam mês de aniversário do Centro Ciência Viva de Lagos

Um ateliê familiar sobre Cozinha Molecular, a exposição fotográfica «Briófitos e Líquenes» e ainda entradas grátis em dia de aniversário […]

Um ateliê familiar sobre Cozinha Molecular, a exposição fotográfica «Briófitos e Líquenes» e ainda entradas grátis em dia de aniversário são as propostas do Centro Ciência Viva de Lagos para o mês de janeiro.

Assim, no sábado, dia 19, a partir das 15 horas, no âmbito da iniciativa «Ciência em Família», serão dados a conhecer (alguns) segredos da Cozinha Molecular, através de exemplos floridos. Esta atividade custa 4 euros (individual), 5 euros por Família I (até 3 elementos), ou 7 euros por Família II (até 5 elementos).

No dia 29 de janeiro, assinalando o 4º aniversário do CCV Lagos, será inaugurada a exposição fotográfica «Briófitos e Líquenes, uma produção do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, que estará no Centro Ciência Viva de Lagos até Março.

Os briófitos e os líquenes têm um papel muito importante nos ecossistemas, contribuindo para a formação, estabilização e recuperação do solo, e colonizando rochas e solos nus.

Estes organismos podem ser encontrados numa infinidade de habitats, do ártico ao antártico, em desertos, cumes de montanhas e florestas. As principais ameaças aos briófitos e líquenes são as ações antropogénicas, sendo de destacar a destruição dos habitats e a poluição atmosférica.

A elevada diversidade de espécies de briófitos e líquenes num local é indicadora da boa qualidade do ambiente.

Informações: Centro Ciência Viva de Lagos | Rua Dr. Faria e Silva 34 | 8600-734 Lagos
+351 282 770 000 | +351 965 149 748 | [email protected]
lagos.cienciaviva.pt | GPS: 37.104054, -8.673368

Comentários

pub