Amigos da Lagoa dos Salgados entregam petição com 20 mil assinaturas a Assunção Cristas

A Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados vai entregar à ministra do Ambiente Assunção Cristas, no dia 8 de […]

A Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados vai entregar à ministra do Ambiente Assunção Cristas, no dia 8 de janeiro, a petição com mais de 20 mil assinaturas a exigir a proteção desta importante zona húmida algarvia.

A concentração está marcada para as 11h00, no Terreiro no Paço, frente ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Ao meio dia, irá seguir-se uma conferência de imprensa, na FNAC Chiado, com representantes da Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados, que integra as principais associações de defesa do ambiente regionais e nacionais (SPEA, Almargem, Liga para a Proteção da Natureza, A Rocha, Quercus, Aldeia), empresas de turismo de Natureza e pessoas particulares.

A Plataforma salienta que «a Lagoa dos Salgados tarda em ser classificada como área protegida e tem sido alvo de vários atentados ambientais. Para além de várias irregularidades na gestão da água da lagoa, está prevista a construção de um mega empreendimento turístico, que ainda não têm Avaliação de Impacte Ambiental, que poderá afetar irremediavelmente todo o ecossistema».

«A Lagoa é procurada por muitos observadores de aves nacionais e estrangeiros. A própria petição foi bastante divulgada em meios internacionais, não fosse este local um dos locais mais conhecidos para observar aves no Algarve e em Portugal».

Por tudo isso, a Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados exige a classificação da Lagoa dos Salgados como área protegida, a gestão sustentável da água e a suspensão do mega empreendimento turístico.

Além de todas as tomadas de posição de associações ambientalistas e de partidos sobre a proteção daquela zona húmida, situada junto à Praia Grande, entre os concelhos de Silves e de Albufeira, a última sessão da Assembleia Municipal de Silves aprovou, por proposta do Bloco de Esquerda, uma Moção a solicitar ao secretário de Estado do Ambiente um Estudo de Impacte Ambiental, para o Plano de Pormenor da Praia Grande e ainda uma Recomendação à Câmara Municipal de Silves para proceder à classificação ambiental da Lagoa dos Salgados.

Comentários

pub