Teia D’Impulsos celebra o Dia da Cidade com iniciativas de cidadania ativa

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva associa-se às comemorações dos 88 anos de elevação de Portimão à […]

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva associa-se às comemorações dos 88 anos de elevação de Portimão à categoria de cidade e promove várias atividades de cidadania ativa, com o objetivo de estimular o espírito de debate e reflexão junto da comunidade local.

Do conjunto de iniciativas, faz parte a apresentação do livro “Teia D’Ideias: Espaço de Cidadania”, que reúne as principais conclusões extraídas da primeira série de debates com o mesmo nome, servindo de testemunho das ideias que foram amplamente discutidas e que assim ganham uma nova amplitude.

O lançamento da obra está marcado para as 19h00 de 10 de dezembro e terá lugar na Casa Manuel Teixeira Gomes, espaço que acolheu todos os debates Teia D’Ideias, a que segue uma homenagem ao padre Arsénio Castro da Silva, um dos 58 convidados que deram o seu contributo para este ciclo e a quem será dedicada a 1ª edição do livro.

Do programa consta ainda uma conferência subordinada ao tema “Cidadania Ativa – A importância da Intervenção Social nos tempos que correm”, na qual será preletor o presidente da Câmara Municipal de Portimão Manuel da Luz. As atividades deste dia encerram com uma festa no Absolutely – Cocktail Lounge Bar, na Praia da Rocha, agendada para as 22h00.

12 de dezembro é a data marcada para mais uma tertúlia do ciclo Teia D’Ideias, que começará às 21h00 na Casa Manuel Teixeira Gomes e na qual será abordado o tema “O Associativismo e a Cidade – Juntos ou de costas voltadas?”.

Tal como é transversal a toda a sociedade portuguesa, em virtude dos atuais turbulentos tempos de crise económica e social, também o associativismo enfrenta hoje novas dificuldades e novos desafios, que devem ser encarados como oportunidades de resposta para uma comunidade em plena crise de valores.

Mais do que aquilo que o poder local pode fazer pelas associações, a Teia D’Impulsos desafia os convidados a refletirem sobre aquilo que o movimento associativo pode fazer pela cidade de Portimão, contribuindo para o seu crescimento social, cultural e económico.

A tertúlia contará com o seguinte painel de convidados: Ana Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia de Portimão; António Filipe Parra Martins, representante da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto; Armando Santana (Clube União Portimonense), João Bota (TIPO – Teatro Infantil de Portimão), Nuno Monteiro (Portisub – Clube Subaquático de Portimão), Francisco Guerreiro (Associação Barman Barlavento Arade), Nilza Fonseca (Associação Santomense e Amigos no Algarve), Celeste Vilarinho (Associação Flor Amiga) e Ivo Carvalho (Associação Alvorecer), estando a representação da Teia D’Impulsos a cargo de Nuno Bernardino Vieira, num debate moderado por Nuno Silva.

O encontro, promovido pela Teia D’Impulsos em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro, conta ainda com o apoio da Pastelaria do Arade e da Delta na realização do coffee-break, está aberto a todos os interessados e será registado em formato áudio, para posterior transmissão pela Rádio Costa D’Oiro através do programa “Impulso”.

O próximo debate deste ciclo está marcado para 9 de janeiro próximo e será subordinado ao tema “Delinquência juvenil – a integração na sociedade”, encontrando-se disponíveis mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail teiadimpulsos@gmail.com.

Comentários

pub