São Brás de Alportel integrou rede para a promoção do sucesso escolar

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel e o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas assinaram, no passado dia […]

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel e o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas assinaram, no passado dia 16 de novembro, o Protocolo de Cooperação com a Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, passando a integrar a Rede de mediadores de capacitação para o sucesso escolar.

A Associação EPIS foi criada em 2006 com o objetivo de juntar empresários que em comum pudessem contribuir para uma maior inclusão social, focando a sua ação na área da educação.

Em São Brás de Alportel, foram identificados 70 alunos que se enquadram no perfil alvo da EPIS, dos 600 pertencentes ao Agrupamento José Belchior Viegas.

«Esta avaliação tem em consideração 3 diferentes tipos de estudantes: os que não querem estudar e não se interessam pela escola tendo um passado e um presente cuja envolvência familiar e social são desajustados; os que querem estudar, mas não conseguem obter resultados positivos e ainda aqueles que, embora se sintam bem no ambiente escolar, não querem participar nas atividades curriculares», revelou a Câmara de São Brás de Alportel num comunicado.

Este projeto tem a duração de 3 anos letivos com inicio em 2012/2013 e términus no ano letivo de 2014/2015.

A Rede de Mediadores de capacitação para o sucesso escolar dedica-se a alunos que frequentam o 3º ciclo do ensino básico.

Na sua abordagem é incluída uma metodologia com duas partes fundamentais: um sistema de sinalização de jovens com fatores de risco em termos de sucesso escolar, organizados em 4 grupos – aluno – família – escola e território e um portefólio de métodos de capacitação específicos para cada uma destas categorias, que possibilitam a construção de planos individuais de acompanhamento em proximidade e em continuidade.

«A integração neste projeto surge da necessidade de continuar a encontrar respostas inovadoras para os constantes desafios da educação de públicos tão diversificados, dando prioridade a 3 área de intervenção, a promoção do sucesso escolar, a prevenção do abandono da sala de aula e da indisciplina e anda a promoção da educação para a saúde», acrescentou a autarquia.

 

Comentários

pub