Programa Erasmus vai continuar a levar estudantes a estudar noutros países

A Comissão Europeia vai garantir as cerca de 280 000 bolsas de estudo Erasmus no ano letivo de 2013-2014, depois […]

A Comissão Europeia vai garantir as cerca de 280 000 bolsas de estudo Erasmus no ano letivo de 2013-2014, depois dos Estados-Membros e o Parlamento Europeu terem chegaram a um acordo sobre as questões do financiamento.

O acordo também abrange também outros programas de intercâmbio no âmbito do programa Aprendizagem ao Longo da Vida (como o Leonardo da Vinci para a formação profissional, Comenius para o ensino básico e secundário e Grundtvig para a educação de adultos), que permitem aos jovens e professores desenvolver as suas competências e alargar as perspetivas de carreira através de estudos ou de formação num país estrangeiro.

Salvaguardadas estão também as Ações Marie Curie, que apoiam a mobilidade internacional dos investigadores.

O acordo, aprovado oficialmente pelo Parlamento Europeu após luz verde dada pelos Estados-Membros na semana passada, vem colmatar um défice de 180 milhões de euros no orçamento de 2012 do programa Aprendizagem ao Longo da Vida.
A verba em falta no programa Erasmus ascendia a cerca de 90 milhões de euros desse total.

A Comissão pode agora transferir os fundos necessários para as agências nacionais, responsáveis pela gestão do programa Erasmus nos Estados-Membros.

De seguida, as agências põem os fundos à disposição dos beneficiários do programa, nomeadamente as universidades e faculdades de origem, que pagam as bolsas mensais aos estudantes.

Comentários

pub