Empreendedores e investigadores vão trabalhar em conjunto no «Inovar Algarve»

Empresas, empreendedores e produtores de conhecimento vão passar três dias a procurar maneiras de colocar os resultados da investigação feita […]

Empresas, empreendedores e produtores de conhecimento vão passar três dias a procurar maneiras de colocar os resultados da investigação feita na região ao serviço da economia.

O evento «Inovar Algarve» começa esta quarta-feira, dia 5, e dura até sexta-feira, no edifício da Faculdade de Economia, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg) e quer mostrar que conhecimento que pode ser comercializado.

O programa completo do ciclo de conferências, o primeiro dos dois momentos do «Inovar Algarve» foi lançado esta semana e pode ser consultado online. Nele é bem notória a preocupação em juntar empresários e investigadores, havendo momentos dedicados exclusivamente a encontros bilaterais entre representantes destas duas áreas.

A iniciativa da universidade algarvia, através do CRIA- Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg, começa hoje às 14 horas.

A primeira palestra está agendada para as 14h30, num dia muito orientado para o empreendedorismo. E para que surjam novas ideias de negócio, boa parte da tarde, entre as 15h45 e as 17h30, será dedicada a encontros bilaterais entre empresas, empreendedores e investigadores. O primeiro dia é dedicado ao tema «Valorização do Conhecimento».

No segundo dia de evento, volta a estar presente a componente de promoção das relações entre o mundo empresarial e académico, desta vez em sessões de trabalho temáticas que decorrerão em paralelo, duas a duas.

Empreendedores e cientistas vão falar sobre as temáticas «Mar: Gestão Costeira, Tecnologias Marinhas e Recursos» e «Turismo: Modalidades, Destinos, Produtos e Comportamentos» (das 10h30 às 12h30) e sobre «Saúde, Alimentação e Bem-Estar» e «Artes e Património: Media, Artes e Tecnologia» (entre as 15 e as 17 horas).

Ao longo do segundo dia de evento, dedicado ao tema «Universidade do Algarve enquanto Veículo de Inovação», serão ainda feitas diversas apresentações por especialistas em diferentes áreas.

No dia 7 de dezembro, entre as 10 e as 17 horas suceder-se-ão intervenções sobre o tema geral «Reposicionamento das Unidades de I&D».

O diretor-geral da COTEC Portugal Daniel Bessa, o presidente o INESC Porto José Manuel Mendonça, John Edwards, da Plataforma S3 da União Europeia e líderes de projeto de diversas estruturas, entre as quais centros de investigação ligados à UAlg, são alguns dos oradores convidados.

Também no último dia do «Inovar Algarve», será promovido um debate sobre o tema «Repensar e Reposicionar as Unidades de I&D: Desenvolvimento de Produtos e Serviços» que contará com a participação de Daniel Bessa (COTEC Portugal), Francisco Banha (GesBanha e Business Angels Club), Telmo Vilela (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), Pedro Cabrita Carneiro (Fundação para a Ciência e Tecnologia), José Manuel Mendonça (INESC-Porto) e Carlos Faro (BIOCANT).

 

«Inovar Algarve» continua em janeiro

O ciclo de conferências «Inovar Algarve» será o primeiro de dois momentos deste projeto. Este ciclo será complementado com uma Feira de Inovação que o CRIA vai organizar a 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2013.

O objetivo geral destas duas iniciativas complementares é salientar o potencial comercial do conhecimento que se produz no Algarve e coloca-lo ao serviço da economia regional e nacional.

Comentários

pub