Aguaceiros e frio no Dia de Natal

O período de Natal vai ser quase sempre marcado por alguma chuva e mesmo por queda da temperatura, em especial […]

O período de Natal vai ser quase sempre marcado por alguma chuva e mesmo por queda da temperatura, em especial no Norte e Centro, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), novo nome do Instituto de Meteorologia.

Assim, para os próximos dias prevê-se céu geralmente muito nublado, temporariamente pouco nublado na região Sul, e com neblinas ou nevoeiros matinais.

Nos dias 21 e 22, prevêem-se períodos de chuva, em geral fraca, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, diminuindo de intensidade e frequência a partir do final da tarde de sábado.

Para dia 24, devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, prevêem-se períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e sendo por vezes forte a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde que serão de neve acima dos 1400/1600 metros, podendo esta cota diminuir gradualmente para os 1000/1200 metros.

O vento soprará moderado de sudoeste, sendo forte nas terras altas.

A 25 de dezembro, dia de Natal, prevê-se uma descida de temperatura e aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro.

Esta precipitação poderá ser de neve acima dos 1200 metros durante a madrugada, subindo gradualmente esta cota para os 1400/1600 metros. Nas terras altas, o vento será forte do quadrante oeste.

Comentários

pub