Universidades portuguesas marcam conferências de imprensa para as 12h00 de sexta-feira

O reitor da Universidade do Algarve vai dar uma conferência de imprensa para falar da situação dramática que poderá afetar […]

O reitor da Universidade do Algarve vai dar uma conferência de imprensa para falar da situação dramática que poderá afetar as universidades públicas portuguesas em 2013, e em particular a UAlg, marcada para amanhã, sexta-feira, dia 9, às 12h00, no Grande Auditório do Campus de Gambelas.

Esta é uma iniciativa que acontecerá de norte a sul do país, com os reitores das Universidades portuguesas a mostrarem o seu desagrado pela proposta de financiamento prevista no orçamento para 2013, em discussão na Assembleia da República.

Ontem, quarta-feira, os reitores das Universidades públicas portuguesas reuniram-se com a Comissão Parlamentar de Educação e Cultura, na Assembleia da República, para apresentar argumentos contra os cortes nas transferências diretas do Estado para o Ensino Superior público previstos no Orçamento de Estado (OE) para 2013.

A média de cortes a nível nacional é de 10 por cento, percentagem que, no caso da UAlg, sobe para 12,5 pontos percentuais e que o reitor da instituição João Guerreiro já avisou que vai impedir a universidade de funcionar, no ano que vem.

O reitor da UAlg foi o convidado do programa radiofónico «Impressões», dinamizado em conjunto pelo Sul Informação e pela Rádio Universitária do Algarve RUA FM. Foi uma entrevista onde a atual situação e o futuro da UAlg foram analisados profundamente e que, depois de ter sido emitida ontem, pode voltar a ser ouvida na íntegra ao meio dia de sábado em 102.7 FM ou no site da RUA.

Comentários

pub