Portugal participa em exercício europeu simulando tsunami semelhante ao de 1755

O exercício de tsunami NEAMWAVE12 será realizado à escala do Atlântico Nordeste e do Mediterrâneo, nos dias 27 e 28 […]

O exercício de tsunami NEAMWAVE12 será realizado à escala do Atlântico Nordeste e do Mediterrâneo, nos dias 27 e 28 de novembro.

Este exercício, que envolve a participação de 19 países e se insere nas atividades do Sistema de Alerta de Tsunami para o Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS), em fase de implementação sob coordenação da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, tem por objetivos fundamentais testar as comunicações entre os candidatos a centro regional de alerta (NOA/Grécia, KOERI/Turquia, CENALT/França e IPMA/Portugal) e as entidades reponsáveis pela gestão das emergências em cada país, e a capacidade destas últimas em lidar com a ameaça de tsunami.

Vão ser utilizados quatro cenários de tsunami, um dos quais para o Atlântico Nordeste, o qual será gerido pelo IPMA na qualidade de candidato a centro regional de alerta para esta área do globo.

Este cenário procura reproduzir o tsunami desencadeado pelo grande terramoto de 1755, com origem a SW do Cabo de S.Vicente e com uma magnitude estimada em 8.7 (magnitude momento sísmico).

Comentários

pub