Orquestra do Algarve abre a sua 11ª temporada em Loulé

O Cine-Teatro Louletano, em Loulé, recebe o concerto de abertura da XI Temporada da Orquestra do Algarve – 10 anos […]

O Cine-Teatro Louletano, em Loulé, recebe o concerto de abertura da XI Temporada da Orquestra do Algarve – 10 anos da AO, marcado para 14 de outubro, pelas 19h30.

Neste momento musical será apresentada a obra comemorativa deste 10º aniversário, orquestrada pelo maestro inglês John Avery, que tem colaborado ao longo dos anos com a Orquestra do Algarve.

Do programa fazem ainda parte excertos de algumas das mais emblemáticas obras de W. A. Mozart (1756-1791), nomeadamente “As Bodas de Fígaro” ou “Don Giovanni”.

Conduzido pelo Maestro Cesário Costa, este espetáculo terá como solistas a soprano Cristiana Oliveira e o barítono Job Tomé.

Os bilhetes custam 7,5 euros.

A soprano Cristina Oliveira é natural de Braga e começou os seus estudos musicais em piano e violino. Licenciada em Canto pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, nas classes dos professores Oliveira Lopes e Margarida Reis.

Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento e masterclasses com Ana Paula Matos, Enza Ferrari, Paulo Ferreira, Marc Tardue, Mme Dechorgnat no Conservatório Internacional de Paris, e Gabriella Morigi em Bolonha.

Em 2010, foi aceite no curso intensivo do Estúdio de Ópera de Nova Iorque, onde interpretou o papel de Yaroslavna na ópera “Prince Igor” de Borodin. Em 2011, obteve uma Menção Honrosa no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi.

Apresentou-se em vários recitais de Lieder e Oratória em Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos da América. Na ópera, interpretou Dido em “Dido e Aeneas” de Purcell, Gretel em “Hansel e Gretel” de Humperdink nos Teatros de Tomar, Ourém e Teatro Circo em Braga. Recentemente foi Ivette em “La Rondine” de Puccini e Nita na Zarzuela “Los Gavilanes”, ambas no Teatro Nacional de São Carlos.

No ano passado fez a sua estreia no papel de Violetta Valery em “La Traviata” de Verdi no  Atelier de l’Opera, Centro de Alto Aperfeiçoamento Operático de Barcelona e no Festival de música de Sant Pere Sallavinera já este ano, com aclamadas críticas.

Em 2012, obteve o 1º Prémio no Concurso Internacional de Interpretação do Estoril.

O barítono Job Tomé nasceu em 1978 em Matosinhos. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto. Licenciado em Canto pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE).

Integrou o grupo dos cantores residentes do Estúdio de Ópera da Casa da Música; na componente formativa do Estúdio, trabalhou com conceituados nomes do canto, da encenação e direção. Apresenta-se em ópera, oratória e em recitais com várias orquestras em Portugal e França.

Em 2007 foi premiado pela Fundação Rotária Portuguesa, com o 1º prémio, melhor Lied e melhor canção portuguesa e no mesmo ano pela (ESMAE) obteve o prémio Helena Sá e Costa.

Foi ainda premiado em 2011 com o segundo prémio, e melhor interpretação de canção portuguesa no concurso Luísa Todi. Em 2008/09 integrou o Centre National d’Artistes Lyriques de Marselha (CNIPAL) e, em 2010, a Academia do Festival de Ópera de AIX-en-Provence, no qual tem sido presença regular em ópera.

Comentários

pub