Festa do Cinema Francês começa esta terça-feira em Faro

A Festa do Cinema Francês chega hoje, terça-feira, ao Teatro das Figuras em Faro e vai dar a conhecer até […]

A Festa do Cinema Francês chega hoje, terça-feira, ao Teatro das Figuras em Faro e vai dar a conhecer até domingo alguns dos melhores filmes franceses da atualidade.

Do cartaz do evento, que é inaugurado com a comédia «L’Art d’Aimer», de Emmanuel Mouret, às 21h30, fazem parte 13 filmes, a larga maioria dos quais sem garantia de distribuição comercial em Portugal. Ou seja, esta pode ser uma oportunidade única de os ver no grande ecrã.

Esta é uma iniciativa que se realiza desde 2002 e pretende divulgar o cinema feito em França, com base em Lisboa e extensões em Almada, Faro, Porto, Coimbra e Guimarães, além de Faro.

A seleção oficial do festival em 2012 conta com 20 filmes, mas a Alliance Française do Algarve, que organiza o evento na região, escolheu 13, que pretendem dar uma ideia da variedade existente.

Do cartaz fazem parte filmes de todos os géneros, desde o drama à comédia, passando pelos filmes de animação, documentais e até um musical. Mesmo na animação, há um filme para os mais novos, que motivará sessões especiais para o público escolar e outro que é também destinado a adultos.

Esta iniciativa tem vindo a crescer de ano para ano na região algarvia, desde que Faro começou a ter uma extensão a festa, em 2004. Entre 2008e 2010 o público mais do que dobrou, segundo dados da Alliance Française do Algarve, tendo diminuído ligeiramente no ano passado.

O número de sessões também foi aumentando até 2011 (10 sessões em 2008 e 2009, 15 em 2010 e 19 em 2011), voltando agora a ser menos. Isto faz de faro onde a evolução de público tem sido mais positiva, de todas as cidades onde chega a Festa.

Este ano, apesar da crise, as expetativas são para que as sessões estejam com salas bem compostas, como vem sendo hábito nos últimos anos. Para isso, há condições especiais, entre as quais a substituição dos passes por pacotes de 5 e 10 bilhetes que podem ser usados em grupo.

Um bilhete individual custa 3,5 euros, mas este ano haverá pacotes de cinco e dez bilhetes, por 15 e 25 euros, respetivamente, para além de descontos para menores de 25 anos e maiores de 65, que apenas pagam 3 euros por sessão.

 

Comentários

pub