Brasil, Moçambique e Angola na primeira edição da Lusodoc – Mostra de Cinema Documental de Loulé

A primeira edição da Lusodoc – Mostra de Cinema Documental de Loulé vai decorrer no Cine-Teatro Louletano, entre 15 e […]

A primeira edição da Lusodoc – Mostra de Cinema Documental de Loulé vai decorrer no Cine-Teatro Louletano, entre 15 e 17 de novembro.

O cinema realizado nos países membros da comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP) é pouco conhecido em Portugal. Exibido quase sempre fora dos grandes circuitos comerciais, constitui um desafio refletir acerca da sua importância na sociedade e na memória coletiva. Assim, o principal objetivo desta Mostra de Cinema Documental de Loulé é olhar o filme documentário como uma janela sobre o mundo.

Nesta primeira edição estarão representados o Brasil, Angola e Moçambique.

O evento divide-se entre painéis teóricos e de debate promovidos pelos convidados e a posterior exibição de documentários.

Assim, no dia 15, pelas 16h00, acontece o primeiro painel, dedicado ao Brasil, com a presença de Mirian Tavares, coordenadora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação), e da realizadora brasileira Liliana Sulzbach. Pelas 18h00 é apresentado o documentário “A Invenção da Infância” e, pelas 21h30, “O Cárcere e a Rua”, ambos desta realizadora.

Na sexta-feira, 16 de novembro, o destaque vai para Moçambique: às 16h00, Sílvia Vieira, investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) do Algarve, e Pedro Pimenta, que para além de outras funções na sétima arte é atualmente membro do júri de festivais internacionais como o FESPACO, o FilmRio, o Festival Cinéma du Réel e DocsLisboa, apresentam um painel de debate.

ÀS 18h00 e 21h30 serão apresentados, respetivamente os documentários moçambicanos “Salani”, de Isabel Noronha e Vivian Altman, e “Hóspedes da Noite”, de Licínio Azevedo.

No encerramento da LUSODOC, a 17 de novembro, o dia é dedicado a Angola. Paulo Cunha, Investigador da área da programação de Cinema e Audiovisual da Capital Europeia da Cultura 2012, e o realizador angolano, Kiluanje Liberdade, são os apresentadores do painel, que decorre a partir das 16h00.

“Oxalá Cresçam Pitangas”, documentário de Kiluanje Liberdade e Ondjaki, e “A Minha Banda e Eu”, também de Kiluanje Liberdade, serão exibidos às 18h00 e 21h30.

Para a organização, esta Mostra reveste-se de grande importância para a Lusofonia, bem como para a projeção do cinema dos países de língua oficial portuguesa, servindo como mais um exemplo dos laços culturais que unem estes países.

Os bilhetes para os documentários têm um custo de 2 euros e a entrada é livre para estudantes (mediante a apresentação de cartão de estudante). Os painéis têm entrada livre.

Mais informações no Cine-Teatro Louletano 289 400 820.

Comentários

pub