Transportes públicos de Loulé e Quarteira gratuitos ao longo da Semana Europeia da Mobilidade

Os munícipes de Loulé podem a partir de hoje, e durante uma semana, usufruir gratuitamente dos transportes públicos urbanos em […]

Os munícipes de Loulé podem a partir de hoje, e durante uma semana, usufruir gratuitamente dos transportes públicos urbanos em Loulé (TUL) e em Quarteira (TUQ), mediante a apresentação do Cartão “Semana Europeia da Mobilidade – Município de Loulé”.

Este Cartão resulta de uma parceria entre a Autarquia e a Associação de Comércio e Serviços do Algarve (ACRAL) e será entregue pelos comerciantes associados da ACRAL aos munícipes que façam compras no comércio local de Loulé e Quarteira.

Esta é a principal iniciativa prevista no concelho para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de Setembro, subordinada este ano à temática “Avançando na Direção Certa”.

Com o objetivo de promover a utilização da bicicleta como meio de transporte nas deslocações diárias citadinas, terá lugar no dia 22 de setembro, o I Encontro da Pasteleira.

Esta ação consistirá num encontro de bicicletas “pasteleiras”, no qual se pretende mostrar que é possível, cómodo e agradável realizar um passeio de bicicleta (na periferia e dentro da cidade de Loulé), que pode vir a tornar-se bastante utilitário nas pequenas deslocações do dia-a-dia.

“Marchar com História” é a designação do peddy paper que irá realizar-se no Centro Histórico de Loulé, dirigido ao público escolar, com o objetivo de dar a conhecer aos jovens esta área da cidade, promovendo simultaneamente a mobilidade sustentável, através de agradáveis deslocações a pé.

Também para as escolas está prevista a visualização de um filme sobre a temática, numa atividade dirigida aos alunos.

Durante a efeméride ambiental irá constar no site da Câmara Municipal de Loulé (www.cm-loule.pt) uma mensagem de sensibilização promovendo a utilização dos transportes urbanos, assim como os respetivos horários e percursos.

A Câmara Municipal de Loulé vai lançar igualmente materiais de sensibilização sobre mobilidade sustentável, através dos quais se procurará sensibilizar para a mobilidade sustentável, promoção da utilização de meios de transporte mais sustentáveis, transmissão de ecodicas, conselhos e exemplos de boas práticas nas deslocações diárias (bicicleta, a pé, partilha de automóvel com colegas, etc.).

Estes materiais serão distribuídos eletronicamente por mailling e colocados para download no site da Autarquia.

A Semana Europeia da Mobilidade tem como principal objetivo a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de mudanças nas atitudes em relação à mobilidade, pretendendo ainda encorajar a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, a nível da mobilidade; consciencializar os cidadãos para os efeitos que as suas escolhas de mobilidade têm na qualidade ambiental; proporcionar-lhes oportunidades e contextos para se deslocarem a pé, de bicicleta e/ou transportes públicos; promover oportunidades de redescoberta das vilas e cidades e do seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Comentários

pub