Rota do Petisco de Portimão já abriu e com muitas novidades

41 tentadoras propostas gastronómicas de outros tantos restaurantes, tascas, cafés e pastelarias, divididos em cinco zonas em Portimão e na […]

41 tentadoras propostas gastronómicas de outros tantos restaurantes, tascas, cafés e pastelarias, divididos em cinco zonas em Portimão e na Praia da Rocha, ao longo de 45 dias. Muita música e animação para acompanhar. Estes são os ingredientes da 2ª Rota do Petisco de Portimão,  que arrancou ontem, dia 31 de agosto, e se prolonga até 14 de outubro.

Este ano, entre as novidades desta iniciativa promovida pela associação Teia d’Impulsos, está o lançamento da aplicação produzida na itBase SA para a edição de 2012 da Rota do Petisco de Portimão, que já está disponível na App Store/iTunes Store. Esta app é compatível com iPhone/iPad com sistema operativo iOS 5.0 ou superior.

Esta é uma “app” simples, que permite de um modo rápido, ver quais os estabelecimentos de cada zona, localizá-los no mapa e ver o petisco ou doce oferecido por cada um, bem como os seus horários de funcionamento. É ainda possível consultar na “app” todo o programa cultural associado ao evento.

Mas esta segunda edição da Rota do Petisco também é acompanhada por uma vasta oferta cultural, que inclui animação de rua, workshops de cocktails, provas comentadas de vinho, música ao vivo, cujo programa arrancou ontem,  logo no primeiro dia do evento, com animação de rua, prova comentada de vinhos e muita música.

Junto à Casa Inglesa (um dos locais que integram a Rota), o Grupo Coral de Portimão dirigido pelo maestro António Vinagre, presenteou as dezenas de pessoas que quiseram estar presentes no arranque da iniciativa com música bem portuguesa. Ao lado, decorria a prova de vinhos de Portimão (Herdade dos Pimentéis) e de Lagoa (Adega Única).

Também presentes estiveram os responsáveis pela Bike Postal, a empresa de estafetas de bicicleta criada recentemente por dois jovens empreendedores portimonenses, e ainda Delfim Martins, com a sua mota «Ural» com sidecar, do «Bike my Side», outro projeto inovador que aproveita a Rota do Petisco para se lançar.

A Bike Postal promoverá dois passeios gratuitos de bicicleta pela Rota do Petisco, num circuito que irá percorrer os cinco restaurantes mais votados na página de Facebook do Portimão Cycle Chic, enquanto a Bike My Side faz o pré-lançamento de passeios em side car, apresentando um percurso à descoberta da Rota num meio de transporte original, para duas pessoas, ao preço promocional de 30 euros.

 

Mas o que é e como funciona a Rota do Petisco?

 

Os 41 estabelecimentos aderentes estão organizados em cinco zonas pedonais, identificadas pelas cores azul, amarela, verde e vermelha (Portimão) e laranja (Praia da Rocha), para facilitar aos participantes o planeamento das suas incursões gastronómicas.

Do total de estabelecimentos, 32 vão integrar a modalidade Petisco, composta por um petisco e por uma bebida ao preço unitário de 2,50 euros, participando os restantes nove na modalidade Doce Regional, que será composta por uma sobremesa e uma bebida e terá o preço unitário de 2,00 euros.

Para abrir o apetite, algumas sugestões: na Zona Azul (zona ribeirinha de Portimão) poderão ser saboreadas as Papinhas de Berbigão, a Sopa de Peixe ou a Feijoada de Búzios; na Zona Amarela (centro histórico da cidade) pode-se cruzar umas Pataniscas de Bacalhau com um Gaspacho ou até com a célebre Bifana; ainda no centro histórico (Zona Verde) residem – entre outros pitéus – as Lulinhas, a Xalassa de Atum e os originais Patés Algarvios; mais a sul (Zona Vermelha) coabitam a Salada de Polvo, a Feijoada de Lingueirão e o enigmático Pica-fish; durante a Rota, a cor da Praia da Rocha será o Laranja e nela reinarão, entre outros, os sabores do Peixe Alimado, da Patanisca de Sardinha ou do Atum Marcado à Algarvia.

Distribuídas pelas diversas zonas, muitas propostas da doçaria regional, como a Tortinha de Laranja, o Doce de Alfarroba ou o Queijinho de Figo.

 

Um Passaporte com muitas vantagens

 

Para completar a Rota e nunca se perder – e ainda por cima ganhar ofertas especiais – é preciso ter o Passaporte da Rota. Este pequeno livrinho contém todas as informações, tais como as coordenadas para que os participantes usufruam de tudo o que a iniciativa tem para oferecer, além de proporcionar vantagens adicionais, como descontos em estabelecimentos comerciais que também se quiseram associar à iniciativa.

Disponível nos vários locais aderentes, o Passaporte também pode ser obtido gratuitamente no Posto de Turismo e no Museu de Portimão, sendo ainda possível imprimir uma versão simplificada (Passaporte de Bolso) no site da Teia D’Impulsos.

Ao colecionar 15 carimbos no seu passaporte, os participantes terão direito ao brinde de participação na Rota, composto por um voucher para visita ao Museu de Portimão para duas pessoas, habilitando-se ainda a diversos prémios a sortear: 24 vouchers duplos para visita a uma adega com provas de vinhos; 2 vouchers duplos para parque temático a escolher; 1 seguro Vitalplan smile (1 ano); 4 experiências para duas pessoas em sidecar tours pela Bike my side; 4 batismos de vela para duas pessoas.

Ao longo dos 30 dias da 1ª Rota, que teve lugar em 2012, foram vendidas 9723 ementas, com 7932 petiscos (82%) e 1791 doces regionais (18%), o que resultou num impacto económico direto de cerca dos 23.400 euros, a que deve ser acrescida a oportunidade de promoção que todos os estabelecimentos tiveram e a fidelização de novos consumidores.

 

Veja aqui o álbum da abertura da Rota do Petisco.

Comentários

pub