Cristóvão Norte questionou Governo sobre paragem do barco «Ria Solidária»

O deputado à Assembleia da República do PSD Cristóvão Norte questionou o Governo sobre se estão a ser tomadas medidas […]

O deputado à Assembleia da República do PSD Cristóvão Norte questionou o Governo sobre se estão a ser tomadas medidas que permitam que o barco-ambulância Ria Solidária volte a estar ao serviço das populações das ilhas-barreira da Ria Formosa. Segundo o parlamentar algarvio «o equipamento em causa não está a operar desde Janeiro de 2011, embora disponha de todas as condições para o efeito».

Em causa estarão «múltiplas vicissitudes, entre as quais se conta a extinção da entidade titular da embarcação», o Governo Civil de Faro. «Em Abril passado, a embarcação foi formalmente transferida para a tutela da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Importa, pois, vencer a inércia e promover um protocolo de colaboração que coenvolva o INEM e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro», referiu.

Segundo Cristóvão Norte, a Autoridade Marítima já se terá disponibilizado a «assegurar a tripulação, sem custos acrescidos para o erário público pela prestação desse serviço», pelo que se «devem tomar decisões que permitam que a embarcação seja rapidamente empregue na tarefa que lhe estava cometida».

«Neste momento, o apoio a estas populações está a ser feito com recurso a uma embarcação de salvamento do Instituto de Socorros a Náufragos, equipamento este que no período invernal não tem condições de conforto, dignidade e atendimento médico primário minimamente adequado. Aquelas populações merecem mais e é de elementar justiça que o venham a obter», disse.

Além de ter pedido esclarecimentos sobre as medidas que estão a ser tomadas para resolver a situação, Cristóvão Norte quer saber «quando se estima que a embarcação retome as operações de socorro a que está destinada».

Comentários

pub