PS Algarve saúda manutenção das Urgências de Lagos e Loulé

O PS Algarve saudou hoje a decisão do Governo de manter em funcionamento os Serviços de Urgência Básica (SUB) de […]

O PS Algarve saudou hoje a decisão do Governo de manter em funcionamento os Serviços de Urgência Básica (SUB) de Lagos e de Loulé, cujo encerramento fora recomendado no âmbito da reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência.

Em comunicado, os socialistas algarvios saúdam o Governo «pelo facto de não ter confirmado as recomendações apresentadas no estudo que o mesmo solicitou». Esta decisão foi anunciada pelo ministro da Saúde Paulo Macedo durante uma visita ao Hospital de Faro na semana passada.

O PS Algarve congratula ainda «os algarvios, e os seus representantes políticos, que desde a primeira hora prontamente insurgiram-se contra uma medida que, manifestamente, assumiria impactos extremamente negativos para a Região e para a imagem do Algarve enquanto destino turístico saudável e seguro».

«O frontal repúdio e premente contestação protagonizada pelos Municípios algarvios mais diretamente afetados na eventual concretização dos encerramentos propostos, na defesa dos interesses regionais constituíram, sem dúvida, elementos preponderantes na decisão ministerial ora anunciadas», sublinham os socialistas.

«Não iludindo a ausência de outras medidas públicas muito necessárias para a ampliação da acessibilidade e equidade no recurso aos serviços de saúde, quer nos cuidados primários, quer nos cuidados hospitalares, o PS Algarve encara esta decisão como um contributo importante na centralização da política de saúde em torno dos interesses e necessidades da população», conclui o comunicado.

Comentários

pub