No Manga & Comic Event do Algarve pode haver um “geek” igual a nós

Se é uma daquelas pessoas que não acredita que a banda desenhada e a animação são só para crianças ou […]

Se é uma daquelas pessoas que não acredita que a banda desenhada e a animação são só para crianças ou alguém que gosta de jogos de computador, de arte e cultura nipónica ou até de bonecos e peluches relacionados com livros ou séries animadas de sucesso, vai querer estar no sábado e no domingo no 1º Manga & Comic Event do Algarve.

O Núcleo de Geeks do Algarve vai organizar, na sede da Associação Faro 1540, na Rua Pedro Nunes,  em Faro e em colaboração com esta coletividade, o primeiro evento realizado na região que junta demonstrações de Cosplay, exibição de clássicos da animação, exposições, ilustração, debates, videojogos, jogos de cartas e stands comerciais com manga, comics, peluches, figuras e merchandising, sem esquecer vários workshops.

Alguns dos pontos altos do evento estão ligados ao cosplay, movimento internacional que consiste na criação e um fato da nossa personagem favorita, vesti-lo e, no caso de se participar numa competição, interpretar um pequeno papel.

Neste campo, além de um workshop já esgotado haverá um desfile de Cosplay no domingo, às 14 horas, seguido de uma sessão fotográfica para os que forem vestidos a rigor, no Jardim da Alameda.

Destaque ainda para a presença da vencedora do European Cosplay Gathering em 2011, a portuguesa Ana Isabel Santos.

Além disso, haverá Karaoke Livre, a partir das 14 horas de sábado e Debate entre Geeks, às 16h30 do mesmo dia. Às 18h30 será exibida a uma curta-metragem inédita em Portugal, no âmbito das comemorações dos 20 anos do anime (filme de animação) de grande sucesso mundial «Sailor Moon», seguido da exibição do filme «Ghost in The Shell».

No domingo, além das iniciativas ligadas ao Cosplay, há ainda espaço para uma sessão de Karaoke Idol (14 horas), um shw de artes marciais (18 horas) e para a exibição do filme de animação «Batman: Gotham Knight». O programa detalhado pode ser consultado no site do evento.

Neste momento, quem ainda quiser participar nas oficinas de trabalho, terá de ser rápido a inscrever-se. Os workshops de Cosplay e Sushi estão já esgotados, mas quem quiser participar nos Workshops de Desenho Real com Modelo, Ilustração 2D, Manga vs Comic e Modelagem e Pintura de Gundams ainda poderá ir a tempo.

A primeira edição do Manga & Comics Event do Algarve tem uma oferta bem diversificada, que encaixa bem nos objetivos da organização. «Este é um encontro de pessoas com gostos diferentes, mas que não são assim tão distintos. Queremos que os partilhem e aprendam», resumiu ao Sul Informação Fábio Neves,  um dos responsáveis pelo evento.

E nada como um exemplo para ilustrar esta filosofia. «Quando eu era mais novo, toda a gente via o Dragonball, até faltávamos às aulas para ver. Mas eu tinha uma outra paixão, a de montar kits de robôs, que mais nenhuma pessoa que eu conhecia tinha. A primeira vez que fui a um evento em Lisboa, estava a ver um vídeo de modelagem no meu telemóvel e apareceu logo uma data de gente a comentar e a dizer que também gostavam», contou.

 

“Geeks” do Algarve já percorreram milhares de quilómetros para participar em eventos

 

A partilha de gostos acaba por ser, em grande parte, o espírito por detrás de eventos deste género, que já acontecem há anos em Lisboa e Porto e que têm uma grande dimensão em Espanha e, principalmente, França. Os agora organizadores começaram por participar num evento em Lisboa, mas ganharam o “bichinho” e fizeram milhares de quilómetros de carro, desde então, para participar em diferentes iniciativas.

No caso do grupo informal de jovens que se denomina Núcleo de Geeks do Algarve, tudo começou com muita vontade em ir e espírito de aventura. «Enchemos um carro e pusemo-nos à estrada, já que individualmente nunca seria possível. Depois, foram-se juntado mais amigos e criámos um grupo que vai junto aos eventos», contou Fábio Neves.

«Depois de dois anos na estrada, percebemos que era extremamente difícil fazer o que nós fazemos, para a maioria das pessoas que se interessam por estes temas», revelou.

Em Portugal, a maioria dos aficionados por manga, anime e comics são adolescentes, já que «poucas pessoas mantém o interesse depois de adultos, pois há a cultura de que a banda desenhada é para crianças».

Assim, decidiram fazer um evento no Algarve, o primeiro do género na região, até porque ao longo do tempo acabaram por encontrar muita gente do Alentejo e outros pontos do Algarve nos eventos em que participavam.

«Este é o ano zero e servirá para testar muita coisa e ver qual a adesão de público. Daí termos escolhido agosto, para tentar apanhar algumas pessoas que cá estejam de férias», disse Fábio Neves. E não será pelos preços que o público deixará de afluir, pois a entrada custa apenas 2 euros, para um dia e 3 euros, para os dois dias do evento.

 

Organizar foi simples, encontra um espaço é que não

 

Faro foi o local escolhido para acolher esta iniciativa, mas, apesar dos oito meses que foram dedicados à organização, o local de acolhimento foi mesmo a parte mais difícil. Isto, apesar do evento contar com convidados que são referências na sua área, como o ilustrador português Tiago da Silva.

O grupo de amigos bateu a muitas portas, começando no Instituto Português da Juventude, mas nenhuma se abriu. Só a associação Faro 1540 se mostrou desde logo disponível a ceder o espaço da sua nova sede, mas isso implicou que os organizadores do Manga & Comics Event tivessem de ajudar a recuperar o edifício, contribuindo inclusivamente com material. «Custou-nos muito suor e lágrimas», confessou, a rir, Fábio Neves.

Assim, a escolha de Faro teve a ver, essencialmente, com a «centralidade e facilidade de acessos». Fábio Neves, que à semelhança da maioria dos membros do seu grupo é de Loulé, confessa também a vontade de «tentar dinamizar um bocado Faro», algo que diz ser «muito difícil», como a dificuldade em encontrar um espaço demonstrou.

A organização conta com o trabalho de 40 voluntários, bem como com os apoios do Moto Clube de Faro, Associação Portuguesa de Cosplay, PT Merch, Casa da BD, Kingpin Books – Livraria e Galeria de BD, Associação Portuguesa de Ninpon Taijutsu, Sailor Moon Portugal, Cosplayer E-Zine e OtakuPT.

Comentários

pub