Danças do Mundo regressam às Noites da Verbena em São Brás

As Danças do Mundo regressam às Noites da Verbena, no dia 19, domingo, para mais um encontro intercultural através da […]

As Danças do Mundo regressam às Noites da Verbena, no dia 19, domingo, para mais um encontro intercultural através da música e da dança de vários países.

Neste mês de Gostos D’Agosto, o FolkFaro- Festival Internacional da Cidade de Faro revela a magia dos povos que preservam e mantêm vivas as suas raízes culturais através de músicas e danças tipicamente tradicionais.

Com início pelas 22h00, as danças do mundo sobem ao palco do Jardim da Verbena para mostrar os ritmos quentes do Brasil, a vivacidade do Peru e a alegria da Ucrânia. Na edição deste ano, o Brasil faz-se representar pelo grupo Frutos da Terra e promete incendiar a plateia com ritmos quentes e danças muito dinâmicas. Constituído há cerca de 5 anos, este grupo tem por objectivo manter vivas as tradições e os costumes da cultura brasileira através da dança.

Proveniente da Ucrânia, o Folk Dance Ensemble “Volynyanka”, criado pela casa de cultura local de Lutsk conta na atualidade com mais de meio século de existência e integra no seu reportório uma diversificada mostra da riqueza cultural ucraniana, as danças folclóricas, as danças de roda, entre muitas outras.

Fundada em 2007, na cidade de Lima, a Associação Cultural de Danças Peruanas Qhaswa Peru visa promover as tradições culturais do Peru através da música e dança folclórica.

É composta por jovens bailarinos e músicos interessados ​​em promover o património cultural e a sua rica diversidade. Qhaswa Peru, em quíchua significa “Festa e Dança”. Apresenta danças com coreografias muito belas complementadas com um vestuário muito rico e vistoso executado pela via artesanal.

Esta iniciativa, organizada pelo Grupo Folclórico de Faro, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, pretende valorizar as diferentes culturas do mundo através da dança, enquanto promove a interculturalidade e o respeito entre os povos.

Decorre ainda, no mesmo espaço, o Mercadinho Intercultural, integrado no Ciclo de Mercadinhos de verão, que apresenta um conjunto diversificado de produtos de várias nacionalidades.

Comentários

pub