Barulhos de verão

Quando chega o Verão, o Algarve habitualmente pacato transforma-se num sítio de doidos. Anda tudo num stress e apressado, mesmo […]

Quando chega o Verão, o Algarve habitualmente pacato transforma-se num sítio de doidos. Anda tudo num stress e apressado, mesmo quem está de férias (até devia dizer sobretudo quem está de férias).

Mas o pior, quanto a mim, é o barulho. No Verão há festas e festarolas, com música aos berros até às tantas, partindo do princípio de que, como é verão e está calor, ninguém gosta de paz e tranquilidade e muito menos se deita antes da uma hora da manhã. O caso da Fatacil, em Lagoa, que tem música aos berros até à 1h00 da manhã, é apenas um dos exemplos. Mas há tantos…

Pior ainda são os clubes de praia. Todos se recordam, com certeza, dos problemas que o famigerado Sasha da Praia da Rocha teve, por perturbar seriamente o sossego dos seus vizinhos, em especial dos que vivem do outro lado do rio, em Ferragudo. E aí o barulho não era apenas até à 1 ou 2 horas da manhã…era até ao nascer do sol…Quisessem ou não, os vizinhos tinham uma discoteca dentro da sua casa.

Mas se pensam que se aprendeu alguma coisa com estes erros, enganam-se! Depois houve o caso do Manta Beach, que desde o princípio suscitou queixas de moradores e veraneantes. E agora é o caso do clube da célebre “taróloga” Maya, em Tavira, o Wonderful Beach Club.

Um abaixo-assinado de 400 moradores de Tavira foi até entregue à Câmara, protestando contra o barulho noturno da discoteca, onde a música se arrasta até às 6h00 da manhã. Por isso, queixam-se os vizinhos, ninguém dorme!

O Algarve, como zona de turismo que é, precisa de animação. Mas este tipo de discotecas de praia, montadas numa tenda sem proteções acústicas, não pode ser a solução.

Estes clubes de praia são negócios um pouco nebulosos, que dão muito dinheiro a ganhar em pouco tempo e apenas a uns quantos. Ao turismo, na sua globalidade, pouco ou nada acrescentam ou até prejudicam.

As autarquias que tanto gostam de licenciar estes espaços temporários deveriam pensar duas vezes antes de o fazer! A bem dos seus concelhos e do Algarve!

Comentários

pub