Vida e obra de Alves Redol vão estar em exposição em Faro

Uma exposição sobre a obra e vida do escritor português Alves Redol vai estar patente na sede da Comissão de […]

Uma exposição sobre a obra e vida do escritor português Alves Redol vai estar patente na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) a partir de sexta e até dia 14 de agosto. A mostra «Alves Redol – Centenário do Nascimento» mostra diversas etapas da vida do autor, ao nível literário e pessoal.

Fotografias, cartas, apontamentos, desenhos, cartazes, artigos jornalísticos e excertos de livros são alguns dos materiais que podem ser vistos na exposição. Um acervo que pertence ao Museu do Neorrealismo, de Vila Franca de Xira, terra de nascimento de Alves Redol, que organiza a mostra, em colaboração da Direção Regional de Cultura e do Pátio de Letras.

«Essencialmente reconhecido como escritor do neorrealismo português, Alves Redol, nascido a 29 de dezembro de 1911, estreia-se na literatura com o romance “Gaibéus”, de 1939, obra centrada nas gentes do Alto Ribatejo e Beira Baixa, que relata vidas “alugadas” no desempenho de um extenuante trabalho rural, agravado pelas longas viagens percorridas para a obtenção de parcos dividendos», revelou num comunicado a CCDRA.

«Acérrimo defensor dos direitos das classes operárias, Alves Redol colabora em diversas publicações ideologicamente opostas ao Estado Novo, como “O Diabo” e o “Sol Nascente”, com abrangência nacional, mas também em vários títulos da imprensa local», acrescentou.

Comentários

pub