Satélites revelam repentino degelo na Gronelândia

A NASA afirma que uma área excecionalmente grande da camada de gelo à superfície da Gronelândia derreteu, durante este mês, […]

A NASA afirma que uma área excecionalmente grande da camada de gelo à superfície da Gronelândia derreteu, durante este mês, tendo em conta observações de satélite.

Toda a camada de gelo da Gronelândia, que desde o bordo à superfície ao seu centro tem 3 quilómetros de espessura, terá sofrido algum nível de degelo, salienta o Instituto de Meteorologia, citando os dados daquele organismo norte-americano.

Ainda de acordo com a NASA, a área de degelo passou de 40% da camada de gelo à superfície para 97% em apenas quatro dias, tendo o degelo ocorrido também nos pontos mais altos e frios da Gronelândia.

Embora se assista normalmente ao degelo de cerca de metade da camada superficial de gelo da Gronelândia durante os meses de verão, a velocidade e a escala do degelo deste ano surpreendeu os cientistas, que descrevem este fenómeno como “extraordinário”.

Até agora, a mais extensa área de degelo registada por satélites nesta região, nas últimas três décadas, foi de cerca de 55% da área total.

De acordo com registos da estação Summit não ocorria um degelo tão pronunciado, nesta estação do ano, desde 1889.

Waleed Abdalati, cientista chefe da NASA, disse que, este degelo generalizado na Gronelândia já aconteceu antes (1889), os cientistas não conseguem determinar, por enquanto, se se trata de um evento natural, embora raro, ou se foi espoletado pelas alterações climáticas provocadas pelo homem.

Comentários

pub